Ministério da Saúde cobra prestação de contas do SAMU de Itapetininga

1594 Jornal O Avaré 14/01/2014 01:39:40

 

Ministério da Saúde cobra prestação de contas do SAMU de Itapetininga.

 

 

Segundo a Controladoria Geral da União, dados não foram repassados.
Sem as informações, verba federal pode ser suspensa.

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU de Itapetininga  poderá ficar sem o repasse de verba federal devido a um problema apontado pela Controladoria Geral da União (CGU). Segundo a CGU, o município não apresentou regularmente as contas dos repasses do Ministério da Saúde.

 

 

A cidade aparece em uma lista onde aproximadamente 1,3 mil unidades não apresentaram as informações regularmente. De acordo com o coordenador regional  do SAMU, Tiago Moraes, a verba federal corresponde a 50% das despesas do Samu. Segundo ele, foi dado um prazo de cinco dias para verificar o que houve.

 

 

O coordenador afirma que todas as informações solicitadas pelo Ministério da Saúde foram repassadas no prazo exigido. “A prestação de contas é feita através do SAMU  regional. A nossa regional presta conta para todos os municípios que fazem parte da regional. A Central de Regulação, que regula o sistema, faz a prestação de contas ao Ministério da Saúde. A gente ainda não levantou para saber o que aconteceu e porque apareceu o nome de Itapetininga já que a nossa prestação de contas está em dia. Acredita que não seja um problema daqui. O que pode ter acontecido é esses danos não terem sido processados ainda, por isso, não receberam a informação”, comenta.

 

 

 

O Samu de Itapetininga tem quatro ambulâncias que trabalham 24 horas. Outros dois veículos ficam de reserva. Por mês, o serviço recebe seis mil ligações e faz dois mil e quatrocentos atendimentos. Além de Itapetininga, outros sete municípios são beneficiados com o serviço.

 

 

O Ministério da Saúde já solicitou que todos os municípios citados pela CGU comprovem, até o fim deste mês, o atendimento feito pelas equipes do Samu em 2012. Os municípios que não se adequarem terão os repasses suspensos a partir de fevereiro.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também