Morador mata cachorro a pedradas em Cerqueira César

4175 Jornal O Avaré 10/01/2014 11:14:58

Cão, que pertencia a um morador do bairro, dormia na calçada
 
 
Um cão sem raça definida foi morto a pedradas na noite da última terça-feira, em Cerqueira César. De acordo com moradores, um morador se armou com um pedaço de lajota e desferiu diversos golpes contra a cabeça do animal.
 
 
O crime ocorreu na rua Olímpio Oville, no bairro Nossa Senhora de Fátima. De acordo com a dona de casa Célia Maria Esteves, o dono do cachorro mora neste endereço, mas no momento do crime o animal dormia em uma das calçadas da rua. Célia disse ainda que muita gente que mora no local testemunhou a agressão ao cão.
 
 
A moradora comenta que o agressor aparentava estar transtornado. Ele chegou a ameaçar as pessoas na rua, mas acabou se voltando contra o animal. “Todos vimos que ele estava descontrolado. Chegamos a achar que estava drogado”, diz.
 
 
De acordo com o pedreiro Juvêncio Aparecido da Silva, que mora próximo ao local, o agressor surgiu aparentemente transtornado. Indignado, o morador conta que a ação fui cruel, mas que não deu tempo de ninguém impedir. “ Ele deu várias pancadas na cabeça do cachorro. O bicho morreu na hora”, afirma.
 
 
Depois de matar o animal, o homem fugiu. Segundo os moradores, o suspeito é conhecido na região e mora em um bairro vizinho. Um grupo de aproximadamente 15 pessoas chegou a correr atrás agressor, mas ele conseguiu entrar na casa dele e não foi mais visto.
 
 
Os moradores contaram que no momento da confusão, após o crime, uma viatura da Polícia Militar passou no local, mas não parou para prestar socorro. O G1 entrou em contato com a Polícia Militar da cidade para questionar a informação do morador sobre a viatura não ter parado para atender a ocorrência.  De acordo com a PM, os policiais estavam indo em socorro a um morador que apresentava problemas de saúde, por isso, não parou no bairro Nossa Senhora de Fátima. Ainda de acordo com a PM, os moradores foram informados sobre a ocorrência e que não haveria viatura disponível. Após o término do socorro ao paciente, que acabou morrendo, a equipe voltou ao bairro, mas os moradores já haviam se dispersado.
 
 
Depois da fuga do suspeito, os moradores ainda pediram ajuda à Vigilância Sanitária e à Prefeitura de Cerqueira César, mas foram aconselhados a chamar uma ONG da cidade. A prefeitura informou que a ONG "Ação e Solidariedade" realiza o trabalho de conscientização e apura denúncia de maus-tratos no município.
 
 
Ainda de acordo com a prefeitura, a ONG esteve no local na manhã de quarta-feira e orientou os moradores a acionarem a Polícia Civil e enterrarem o animal. O cão foi enterrado por outro vizinho em um terreno próximo ao bairro.
 
 
A prefeitura esclareceu ainda que existe um canil municipal, onde os animais abandonados são encaminhados para posterior cuidado e adoção. A administração do canil municipal é de responsabilidade da ONG "Ação Solidariedade". A prefeitura e a ONG pedem que as pessoas que presenciarem algum tipo de maus-tratos acionem a Polícia Militar pelo 190 ou entre em contato com os voluntários da entidade pelos telefones (14) 9 9760-8077 ou (14) 9 97439619.
 
 
De acordo com a Polícia Civil, a violência contra animais é crime. A pena pode chegar a um ano de prisão, além de multa. Para os moradores, a situação trouxe revolta e cobrança por penalidade. “Devia haver uma lei mais severa para quem faz algo contra os animais”, protesta Juvêncio.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também