Moradores cobram implantação de rede de água em bairro de Angatuba

2749 Jornal O Avaré 13/09/2014 09:35:40

Famílias precisam recorrer a poços e rios para abastecer as residências.
Sabesp informou que implantação no Cambuí está prevista para 2015.

 

 

Moradores do bairro Cambuí, em Angatuba (SP), reclamam da falta da rede de água para atender às famílias. Para abastecer as casas, eles precisam usar poços, no entanto, a qualidade da água não agrada os consumidores. Já os banhos muitas vezes são feitos em um riacho que passava pela região.

 

Conforme mostra reportagem exibida nesta sexta-feira (12) pela TV TEM, no bairro moram oito famílias. Segundo o aposentado José Venâncio Aires, as casas receberam energia elétrica, mas a água tratada ainda é um desejo para os moradores. Para beber ou fazer comida, eles usam os reservatórios, mas o aposentado afirma que a água tem coloração escura e é salgada.

 

A neta dela, a estudante Ana Júlia Roque, reclama da dificuldade na hora do banho, que é feito no rio. A menina afirma que a água é suja, há pedras, pedaços de madeira e sempre que bebe passa mal. O estudante Lucas de Jesus Miranda também afirma que já passou mal após ingerir a água que chega ao bairro. "Eu já tive vômito, dor de barriga e diarreia", comenta.

 

A dona de casa Jiane Roque Venâncio Aires diz que a neta de 17 anos passou por transplante de rim e toma 12 comprimidos por dia. Para ingerir os medicamentos, a família só usa água mineral engarrafada. A avó diz que se a jovem tomar os remédios com a água retirado do poço ou do rio chega a passar mal e tem que ser levada as pressas a um hospital de São Paulo onde faz tratamento.

 

Para diminuir um pouco o problema que enfrentam, os moradores recebem de graça de um voluntário a cada 15 dias, 200 litros de água potável que eles usam apenas para beber. Em algumas casas, improvisaram calhas, portanto, quando chove, a água é acumulada em recipientes e depois usada para lavar roupas.

 

O agricultor Roberto Eufrásio mora no bairro há 45 anos. Ele afirma que por causa da estiagem resolveu cavar um buraco para reaproveitar água da chuva. A mulher dele, a dona de casa Ana Maria Eufrásio, não se conforma com a situação que enfrentam.

 

Indignados, os moradores fizeram um abaixo-assinado e protocolaram no começo deste mês na Promotoria de Justiça de Angatuba. Eles alegam que uma estação de água da concessionária que faz o abastecimento nos bairros da região fica a um quilômetro e meio dali. Segundo os moradores, a rede passa por outros bairros e não atende o Cambuí.

 

A equipe de reportagem foi até a estação, mas ao chegar ao local se deparou com vazamento e desperdício de água tratada.

 

A Sabesp, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto, informou que enviou uma equipe ao bairro e consertou o vazamento da estação elevatória. Sobre as obras de implantação de rede de água para o bairro, explicou que elas constam no cronograma da companhia para serem feitas em 2015. Os projetos estão em desenvolvimento e os trabalhos serão em parceria com a prefeitura.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também