Moradores de Avaré reclamam de áreas tomadas por mato

3114 Jornal O Avaré 08/01/2015 10:53:22

Situação contribui para o surgimento de animais peçonhentos.
Prefeitura informou que irá enviar equipes para manutenção dos locais.

 

 

Moradores de dois bairros de Avaré (SP) pedem atenção do poder público para a limpeza de áreas tomadas por mato. A situação causa transtornos já que contribui para o surgimento de animais peçonhentos. Quem vive próximo a esses pontos, fica preocupado com a saúde da família.

Um dos pontos onde o mato toma conta fica no Bairro Camargo. O problema está em uma área de lazer, o que acaba impedindo as crianças de desfrutarem do espaço. Conforme mostra reportagem da TV TEM, para chegar até o campinho de futebol do bairro é preciso passar por uma parte do matagal. Só que as crianças que se arriscam no local não conseguem jogar bola porque o mato também tomou conta da área. No parquinho, ao lado do campo, o problema é o mesmo.

O empreiteiro Evandro Gonçalves alega que a falta de limpeza faz com que diferentes bichos sejam comuns no bairro como baratas, ratos, cobras e escorpiões. Ele conta que já foi surpreendido por uma cobra e por escorpião. “Todos esses bichos entram na casa da gente”, reclama.

Os moradores reclamam que o investimento feito na área de lazer, que deveria valorizar o local, foi em vão, já que está abandonado. Eles procuraram a prefeitura, mas a situação não foi resolvida. “Nós fomos lá e ficaram de vir limpar. Da primeira vez limparam. Agora que precisa de novo, nunca mais limparam. Está abandonado. Tem cobra e outros bichos saindo do mato”, reclama o ajudante geral Vanderlei Francisco Junior.

Área de lazer está tomada pelo mato em Avaré (Foto: Adolfo Lima / TV TEM)Área de lazer está tomada pelo mato em Avaré (Foto: Adolfo Lima / TV TEM)
Área de lazer está tomada pelo mato em Avaré
(Foto: Adolfo Lima / TV TEM)

O jardineiro Antônio Marcos Francisco afirma que fica preocupado com as crianças. “Não tem como as crianças brincarem. Elas acabam brincando na rua, mas é arriscado ser atropelado porque não pode aproveitar o campinho. Não podem aproveitar a área de lazer”, afirma.

Outros locais
O transtorno não ocorre somente no Bairro Camargo. Outros pontos da cidade estão na mesma situação. São vários terrenos particulares sem cuidados, calçadas intransitáveis e mato até na rua.

No Jardim Europa II, alguns moradores cansaram de esperar pela limpeza da prefeitura. Por conta própria, eles limpam as áreas verdes, de responsabilidade do município, que ficam ao lado das casas onde moram, justamente para evitar que o terreno fique abandonado. O chefe de oficina Joaquim Pedroso Antonio integra a equipe de vizinhos voluntários. “A gente faz porque gosta de manter limpo, apesar de ser responsabilidade da prefeitura e não dá gente. Era para gente estar, mas estamos aqui cuidando da área”, destaca.

O ajudante geral Edelson Luiz Cortesa também participa do mutirão. Ele afirma que há anos faz a limpeza da área verde próxima à casa dele. O local é bem cuidado e com muitas árvores. “A gente faz para manter limpo. Todas essas árvores eu plantei. Deixei limpo e arrumado. Caso contrário, num vem ninguém para limpar”, destaca.

A Prefeitura de Avaré informou que vai acionar o setor de serviços para que faça a manutenção dos locais mencionados na reportagem. Em relação a terrenos particulares, explicou que há fiscalização e notificação e prazo de sete a 15 dias para que o dono limpe a área para não ser multado.

O poder público esclareceu ainda que todos os serviços de manutenção como capinação, roçada de áreas verdes e vias públicas estão sendo reforçados neste período de chuva e que espera atender as diversas regiões da cidade com maior agilidade.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também