Moradores vivem com risco de desabamento no Bairro do Camargo

9618 Jornal O Avaré 13/01/2016 13:32:44

Moradores do Bairro Camargo, em Avaré, convivem com um perigo no quintal de casa: barrancos, que a qualquer momento podem desabar sobre suas residências. Segundo a população, o problema existe desde a criação do bairro, há dez anos.

A encosta que pode desabar fica no fundo das casas desses moradores. Para prevenir deslizamentos, alguns improvisaram cercas de madeiras e construíram muros. Outros plantaram diferentes tipos de árvores, para as raízes firmarem o solo.

As constantes chuvas que vem caindo sobre a cidade nos últimos dias vem agravando o problema. Os barrancos estão instáveis, sendo que alguns estão cedendo. Muros que foram erguidos por moradores já estão com o alicerce a mostra e ameaçam desabar sobre outras casas que ficam logo abaixo.

Em dezembro de 2015 um desses barrancos desmoronou, atingindo uma residência. Por sorte, nenhum morador foi atingido. Um cachorro da família acabou morrendo.

Já em 2012, depois de um deslizamento de terra, um morador ficou soterrado por 15 minutos, mas foi resgatado por vizinhos. Segundo a prefeitura, foram investidos mais de R$ 700 mil para consertar o problema, mas o secretário de obras na época informou que o dinheiro não foi suficiente para atender a todos.

A solução que os moradores cobram da Prefeitura é a construção de muros de arrimo, que serviriam para sustentar a terra e evitar que ela volte a deslizar.

(Reprodução Avaré Urgente)

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também