Mutirão contra a dengue vistoria 623 residências na Brabância

2145 Jornal O Avaré 24/03/2015 08:37:42

O mutirão de combate à dengue realizado no último sábado, 21, no bairro Brabância e imediações alcançou bons resultados na eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor, Aedes aegypti.

 

Com o apoio de 50 atiradores do Tiro de Guerra 02-003 de Avaré, agentes da Vigilância Sanitária (Visa) e agentes comunitários de Unidades de Saúde da Família, a ação contabilizou visitas a 1058 residências. Em contato com moradores, os agentes orientaram sobre medidas preventivas e soluções práticas para evitar a proliferação da dengue.

 

Das residências visitadas, 623 permitiram a vistoria, 419 encontravam-se fechadas e 16 recusaram a entrada dos agentes. Nas 8 residências onde foram detectadas larvas do mosquito, houve a eliminação dos possíveis criadouros.

 

O trabalho de nebulização (aplicação de inseticida) com o apoio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) continua em toda a cidade, especialmente em bairros onde há suspeita ou casos de confirmados de dengue. A varredura em regiões suspeitas atinge um raio de 300 metros do ponto onde há notificação de ocorrência do mosquito.

 

Números

Dados atualizados da Visa registram hoje, 23, 111 casos notificados, 54 confirmados, sendo 33 autóctones (contraídos na cidade) e 21 importados de outras localidades. 29 descartados e 28 aguardando resultados.

 

Prevenção

É fundamental não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água fora de uso, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, além de outros pontos em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também