Nível da represa de Jurumirim, em Avaré, atinge menor índice de 2014

3080 Jornal O Avaré 04/12/2014 09:54:42

Com 14,77% da capacidade, represa está perto do menor nível histórico.
Baixa quantia de água mudou cenário e causou prejuízo a comerciantes.

 

 

 

O nível da represa de Jurumirim, que banha dez municípios na região de Avaré (SP), registrou o menor índice de capacidade de 2014 nesta quarta-feira (3). Segundo a concessionária responsável, a represa atingiu 14,77% da capacidade total, próximo do menor índice dos 30 anos de represa, que foi de 14,45% em julho 2000.

Mesmo com o baixo índice, a represa continua funcionando normalmente. O nível vem caindo com o passar dos dias: na segunda-feira (1º) era de 15,2% e na terça-feira (2) era 15%. Ainda segundo a concessionária, o último registro de chuva na região da represa foi em 28 de novembro com 1 milímetro.

A baixa quantia de água causou mudanças no cenário da represa: os tocos de arvores, antes submersos, passaram a ser vistos de longe. Por causa disso, comerciantes de Avaré estão planejando uma medida para retirar os tocos que estão deixando a navegação mais perigosa.

O objetivo é retomar o movimento do comércio e garantir tranquilidade e segurança à população que frequenta o local, ainda mais agora na alta temporada. Serão investidos em torno de R$ 70 mil e o projeto está previsto para começar até sexta-feira (5).

Os dez municípios banhados pela represa são Angatuba (SP), Arandu (SP), Avaré, Cerqueira César (SP), Itaí (SP), Itapetininga (SP), Paranapanema (SP), Piraju (SP), Taquarituba (SP)  e Tejupá (SP).

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também