Obra do Centro de Reabilitação Física e Visual entra em fase final

3134 Jornal O Avaré 20/07/2016 00:13:59

Ministério da Saúde confirma recursos para equipar o local
 
 
A Estância Turística de Avaré terá em breve o seu Centro Especializado de Reabilitação Física e Visual (CER). A obra, orçada em R$ 2,3 milhões, está sendo executada em parceria com a União numa área próxima do Campo Municipal, onde havia uma cancha abandonada. O Ministério da Saúde já confirmou recursos para investir R$ 949.693,00 na compra de equipamentos para a infraestrutura da unidade.
 
 
“A meta do CER é atender pacientes de Avaré e região, em todas as faixas etárias, os quais precisam de tratamento especializado em reabilitação, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental”, explicam os dirigentes do setor.
 
 
A habilitação e reabilitação visam melhorar as funcionalidades de pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência. O Plano Viver sem Limite do governo federal estabelece ações para qualificação dos serviços já existentes que, juntamente com outros pontos de atenção do SUS – urgência e emergência, atenção básica e hospitalar –, compõem a Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência.
 
 
O plano prevê também uma série de estratégias e serviços de atendimento às necessidades específicas de pessoas com deficiência auditiva, física, visual, intelectual, múltiplas deficiências e ostomizadas, estabelecendo-se a articulação dos serviços de saúde, com a garantia de ações de promoção à saúde, identificação precoce de deficiências, prevenção dos agravos, tratamento e reabilitação.
 
 
Na reabilitação física o CER atenderá pacientes amputados, paraplégicos (perda total das funções motoras dos membros inferiores), com paraparesias (perda parcial das funções motoras dos membros inferiores), com monoparesias (perda parcial em um só membro), com monoplegia (perda das funções motoras de um só membro), tetraplegia (nos membros inferiores e superiores), tetraparesia, triplegia (em três membros), triparesia, hemiplegia (perda total das funções motoras no hemicorpo direito ou esquerdo), hemiparesia (perda parcial em hemicorpo), paralisia cerebral, e nanismo, de acordo com diagnóstico de médico ortopedista, neurologista ou fisiatra.
 
 
Na reabilitação visual, na unidade serão tratadas cegueira de ambos os olhos, cegueira em um olho, visão subnormal em outro e visão subnormal de ambos os olhos, de acordo com a avaliação de médico oftalmologista.
 
 
 
Equipe Multiprofissional
 
 
O CER II vai dispor de uma equipe multiprofissional composta de assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (ortopedista e neurologista), nutricionista, pedagogo, psicólogo, técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também