ONG fará limpeza de rio em Botucatu

2018 Jornal O Avaré 28/10/2014 09:35:47

Alunos e voluntários vão percorrer às margens do Córrego Cascata para remover entulhos; ação faz parte da campanha “Chega de Lixo Fora do Lixo”

 

 

Em tempos de estiagem a preservação dos rios é importante. A crise hídrica que assola o Estado tem despertado na população a preocupação com os ribeirões mais limpos para evitar o assoreamento que reduz a vazão e a captação de água. A ONG SOS Cuesta de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) marcou para sábado mais uma atividade de coleta de lixo e entulho às margens do Córrego da Cascata. A ação faz parte da campanha “Chega de Lixo Fora do Lixo”, a partir das 8h, com saída do distrito de Rubião Junior. O local de concentração é o pátio da Igreja de Santo Antônio.

 

Um dos coordenadores André Santachiara Fossaluza esteve na última semana na escola Cardosinho convidando alunos da suplência do ensino médio. “Quanto mais gente envolvida melhor. Importante é mobilizar, mostrar que é preciso cuidar do meio ambiente, que todos somos responsáveis”, diz André.

 

A diretora da escola, Daniele Thomé, aprova a ideia e inseriu como participação dos alunos uma atividade extra para estimular os alunos e despertar a consciência ambiental.

 

Os interessados podem se inscrever em três modalidades: voluntário mobilizador, coletor ou fotógrafo por meio do site www.cascatarealiza.com.br,  onde há informações sobre a dinâmica da ação e respostas para as dúvidas mais frequentes.

 

O projeto dá continuidade às ações do projeto Córrego da Cascata com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O “Cascata Realiza” pretende constituir o primeiro comitê de microbacias do Estado de São Paulo e realizar 10 atividades de 4 programas de gerenciamento da microbacia do Córrego da Cascata.

 

Dentro das atividades de educação ambiental, o projeto promove a segunda edição da campanha “Chega de Lixo Fora do Lixo”.  “Na primeira edição em 2012, retiramos 24 caminhões de entulho e 5.600 litros de litro da região com a ajuda de mais de 400 voluntários”, finaliza Nelita.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também