Operação prende suspeitos de integrarem bando de ataque a bancos

4184 Jornal O Avaré 23/12/2016 08:36:57

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba (SP), deflagrou nesta quinta-feira (22) uma operação para prender suspeitos de integrarem uma quadrilha responsável por ataques a agências bancárias na região de Itapetininga (SP), Bauru (SP) e Campinas (SP). Foram presas 15 pessoas, entre elas quatro mulheres, e apreendidos dois adolescentes.
 
 
De acordo com o delegado da seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, a operação foi resultado de uma investigação que durou cinco meses. Mais de 120 policiais participaram da ação, que cumpriram 17 mandados de busca e apreensão, e mandados de prisão.
 
 
“As investigações apontaram que a quadrilha agia em oito cidades da região. Foram mais de 14 presos através dos mandados e fizemos flagrantes de receptação e tráfico de drogas. Eles também serão indicados por organização criminosa armada. As investigações começaram depois da explosão de bancos em Tietê. Depois disso, a investigação se desenrolou e chegamos a todos esses autores, que formam uma quadrilha organizada com hierarquia e que têm funções específicas, desde as mais simples até as mais complexas, como a execução do estouro, furto ou roubo da dinamite, a guarda de armas, além de furto e roubo de veículos”, explica.
 
 
Segundo o delegado, a maioria dos presos está envolvida em ataques a bancos que aconteceram em Laranjal Paulista (SP), Guareí (SP), Tietê (SP), Jumirim (SP), Torrinha (SP), Saltinho (SP) e Capivari (SP), onde uma quadrilha fortemente armada, com cerca de 30 de suspeitos, explodiu três agências bancárias, uma cooperativa de crédito e uma farmácia da Praça Central em 29 de outubro.
 
 
Durante a operação, veículos também foram apreendidos pela polícia. “Esses carros iam ser usados em outras explosões que eles estavam planejando na região de Itapetininga e outras cidades do interior de São Paulo”, afirma o delegado.
 
 
Segundo a polícia, foi decretada a prisão temporária de 30 dias e todos foram recolhidos nos Centros de Detenção Provisória da região. Ao final dos 30 dias, será apresentado o inquérito ao Judiciário para prisão definitiva.
 
 
Ainda de acordo com o delegado, com a prisão dessa quadrilha, a incidência de ataques a banco deve diminuir. “Sorocaba já registra de três a quatro meses uma diminuição acentuada. Com a prisão dessa quadrilha, mais de 60% dessas ações não ocorrerá”, ressalta o delegado.
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também