Operários voltam a paralisar a construção da UPA em Avaré

1966 Jornal O Avaré 14/05/2014 00:03:00

Operários voltam a paralisar a construção da  UPA em Avaré

 

 

Trabalhadores reclamam de atrasos nos salários desde março.

 


Prefeitura afirma que a empresa responsável pelas obras será notificada.

 

 

Operários que atuam na construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Avaré, paralisaram os trabalhos desde o início da semana. O motivo do protesto é a falta de pagamento dos salários em dias. Segundo os trabalhadores, o impasse ocorre desde o início do ano. Essa é a segunda mobilização que eles fazem em menos de dois meses cobrando os acertos devidos pela empreiteira responsável pelas contratações.

 

 

Os funcionários afirmam que só retornam ao trabalho depois que receberem os salários atrasados. Ainda de acordo com os operários, a obra está dentro do cronograma previsto, mas se a situação continuar, dificilmente será concluída a tempo. Uma placa fixada em frente ao local informa que prazo para o término das atividades é novembro deste ano. A UPA de Avaré deve substituir o pronto-socorro da cidade.

 

Além dos funcionários que trabalham na obra, há reclamações ainda de pessoas que foram demitidas. Eles alegam que enfrentam dificuldades para receber o dinheiro da rescisão. Um desses operários é o pedreiro Perpétuo Marques de Lima.

 

Ele conta que há um mês e meio enfrentou problemas com a construtora responsável, que atrasou o salário dos funcionários. Ele não concordou com o atraso e reivindicou os direitos. Depois disso, afirma que ele e outros três funcionários foram demitidos e que depois de todo esse tempo, ainda não receberam. “O que está sendo difícil para a gente é essa demora em fazer o acerto. Nem mesmo as carteiras foram devolvidas para nós. Dia 20 venceu o aviso prévio e hoje já é dia 13. Dia 20 já completará um mês que venceu o aviso e até agora nada”, comenta.

 

 

O representante do sindicato da categoria na cidade, João Costa, esteve na obra. Ele afirmou que vai acionar o Ministério do Trabalho já que o problema é recorrente.

 

A empreiteira foi procurada para se responder sobre as reclamações dos trabalhadores. Por telefone, representantes informaram que a situação seria resolvida na tarde desta terça-feira (13), no entanto, os atuais e ex- funcionários com salários atrasados negaram essa informação e afirmaram que o pagamento não foi feito. A empresa foi novamente procurada, mas a informação foi que o responsável estava ocupado e que não poderia conversar com a imprensa.

 

 

Já a Secretaria de Saúde informou que a prefeitura vem fazendo os pagamentos regularmente à empresa, de acordo com medições realizadas por engenheiros do Departamento de Convênios. Diante dos problemas no repasse à terceirizada pela construtora responsável, a prefeitura vai novamente notificar a empresa.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também