Paciente morre no Pronto Socorro depois de esperar seis dias por um cirurgião

3892 Jornal O Avaré 21/01/2017 00:02:07

Desde o dia primeiro deste ano os médicos contratados pela prefeitura para atuar em cirurgias emergenciais na Santa Casa de Avaré, estão paralisados devido a um atraso em seus pagamentos e também pelo fim do contrato de serviço, assinado pelo ex-gestor público, Poio Novaes. No entanto, a paralisação de um trabalho imprescindível à vida, pode ter como conseqüência maior a perda de vidas e foi justamente o que acabou acontecendo na última segunda-feira, 16, quando um paciente que aguardava uma cirurgia de vesícula, não resistiu à angustiante espera e acabou falecendo.
 
 
Segundo consta no boletim de ocorrências, registrado a pedido da família para que fosse realizada uma autópsia no corpo do senhor de 71 anos, L.A.S., advogado e residente em Avaré, o idoso foi socorrido ao PS local na terça-feira, 10, por volta das 12 horas com fortes dores abdominais, sendo posteriormente diagnosticado com pedras na vesícula e com indicação médica para uma cirurgia de emergência, o mais rápido possível.
 
 
Entretanto a cirurgia de emergência acabou não acontecendo devido à paralisação de cerca de 6 médicos que fazem a retaguarda na Santa Casa de Misericórdia de Avaré, que sem contratos de trabalho devido a transição de governo, revolveram cruzar os braços, mesmo diante de um iminente e terrível desfecho que é o que acabou acontecendo, no caso a morte de um cidadão avareense.
 
 
Conforme consta no boletim de ocorrências que o jornal Sudoeste Paulista teve acesso, a família alega ter mantido contato com a CROS - Central Reguladora de Vagas em hospitais), para L.A.S. fosse transferido para um hospital com condições de realizar a cirurgia mas recebeu informação que o Pronto Socorro Municipal, deixou de prestar informações do caso desde o dia 12, ou seja, dois dias depois de pedida uma cirurgia de emergência para a vítima, o PS deixou de informar a Central de que o idoso precisava de transferência, segundo o BO.
 
 
Ainda de acordo com o Boletim de Ocorrências, a família notou que em suas últimas horas de vida, o paciente já não conseguia conversar, provavelmente devido a forte medicação que combatia as violentas dores e na madrugada desta segunda-feira, 16, depois de 6 dias a espera de um médico, o homem não resistiu e faleceu.
 
 
 
 
Em contato com o novo Secretário da Saúde de Avaré, Dr. Roslindo Wilson Machado, na manhã desta sexta-feira, 20, disse desconhecer completamente esse caso e prometeu investigar. O secretário também revelou à reportagem que vem dialogando constantemente com os médicos, mas até o momento não houve acordo quanto a assinatura de um novo contrato, mas que subitamente, na terça-feira, um dia depois da morte do paciente no PS, os médicos, mesmo sem um acordo, voltaram ao trabalho e até então, estão operando normalmente.
 
 
 
Fonte: Jornal Sudoeste Paulista.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também