Palestras da Semana da Mulher são realizadas com sucesso

18303 Jornal O Avaré 20/03/2014 10:12:57

 

 

 

Palestras da Semana da Mulher são realizadas com sucesso

 

 

 

As palestras realizadas na Câmara em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foram realizados com sucesso em parceria com a Faculdade Eduvale. Segundo a comissão organizadora do evento, mais de 300 pessoas, prestigiaram os três dias de palestras, nos dias 11, 12 e 14 de março. Estiveram na Câmara estudantes e público em geral.

 

 

A delegada de polícia e professora da Academia de Polícia do Estado de São Paulo Doutora Gislaine Aparecida Santanieli falou sobre assuntos relacionados à violência doméstica no dia 11 de março. O problema que atinge o grande número de mulheres foi questionado em vários aspectos legais. Ela explicou detalhes da Lei Maria da Penha.

 

 

Representaram a faculdade, o professor e delegado assistente da Delegacia Seccional de Avaré Vagner Bertoli e os docentes Marcelo Ornellas Fragozo, Rosângela Paulucci Paixão Pereira e Márcia Faraldo Martinez. A delegada de polícia Ieda Aparecida de Oliveira, da Delegacia de Defesa da Mulher do município prestigiou a palestra.

 

 

Para Vagner Bertoli, embora haja leis protegendo as mulheres, o problema ainda é muito grave. Segundo o Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, em setembro do ano passado, pesquisa revelou que entre 2001 e 2011, mais de 50 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, o que equivale a cinco mil mortes por ano, 15 por dia e uma mulher morta a cada uma hora e meia. Assim fica demonstrado que o problema é cultural, sendo necessário um enfrentamento maior para vermos esse cenário melhorar.

 

 

Como professor do curso de Direito e Coordenador do Necrin – Núcleo Especial Criminal de Avaré, que funciona na própria faculdade, ele considerou a iniciativa da Câmara excelente. “Eventos que levam a população o conhecimento dos diversos problemas que enfrentamos, farão uma sociedade melhor. As instituições pública ou privada devem estar preocupadas com o seu papel social. Somente teremos uma sociedade mais justa com um povo mais informado e capacitado. O conhecimento é o caminho para uma democracia plena”. Segundo o professor, o evento atingiu seus objetivos, devendo as instituições programarem outros com o mesmo brilho.

 

 

O uso das plantas medicinais também foi um tópico que mereceu destaque, por causa dos inúmeros benefícios que já foram constatados pela ciência. Para falar sobre a matéria em questão, a Câmara contou com a presença da doutora Maria de Lourdes Nascimento Maitan Araújo no dia 12 de março.

 

 

Para a palestrante, eventos dessa natureza deveriam ser  realizados novamente.”Considerei excelente a iniciativa da Câmara com a Faculdade Eduvale. Foi uma oportunidade que tive para conscientizar as pessoas sobre os benefícios e também os malefícios do uso das plantas medicinais. A utilização exagerada pode causar problemas muito sérios, podendo acontecer até a morte”, explica.

 

A palestrante é bióloga, possui doutorado em Agronomia e exerce a função de docente na Faculdade Eduvale. Em nome da instituição, estava a professora doutora Lígia Carolina Quessada Corazza, que é coordenadora do curso de Ciências Biológicas da faculdade. 

 

 

A programação foi encerrada com a palestra Endometriose e a Mulher Moderna, com a professora Sueli Manzini. Enfermeira e professora do curso de enfermagem da Faculdade Eduvale, ela falou sobre causas da doença, prevenções e tratamento.O enfermeiro Adilson Lopes Cardoso, que é coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale esteve presente.

A endometriose é um transtorno ginecológico comum, sendo uma doença que comete entre 10% e 15% das mulheres, atingindo em idade reprodutiva e que consiste na presença de células endomedriais em locais fora do útero.

O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação. A endometriose ocorre quando este tecido cresce fora do útero em outros órgãos ou estruturas do corpo.

 

 

Na maioria das vezes, a doença é encontrada nos ovários, trompas de falópio, nos tecidos que seguram o útero, no lugar na superfície exterior do útero e no revestimento da cavidade pélvica.

Segundo a palestrante Silvia Manzini, não existe uma causa para esta doença, mas os especialistas têm uma série de teorias, uma vez que a endometriose ocorre em famílias. Ela pode ser realizada nos genes ou em algumas famílias que tenham características mais propensas.

 

 

“Não há nada muito bem estabelecido para a prevenção da endometriose. Ainda assim parece existir uma relação entre o uso de anticoncepcionais orais e a menor incidência da doença. Além disso, há indícios de que a gravidez não só ajude a tratar a doença, como também iniba o surgimento de novos implantes de endométrio fora do útero”, explica o professor de enfermagem da Faculdade Eduvale Adilson Cardoso.

 

 

Em termos preventivos, o mais importante é que a mulher em idade reprodutiva, visite o ginecologista anualmente para que o médico possa detectar a doença em seu estágio inicial e assim, evitar o agravamento dos sintomas dolorosos, e sobretudo, os tratamentos mais invasivos. A endometriose não é uma doença transmissível.

Silvia Manzini e Adilson Cardoso foram unânimes em aprovar a iniciativa da Câmara Municipal, pois possibilitou aos professores e alunos, informações sobre saúde e direitos, fortalecendo a admiração pela mulher brasileira.

 

 

 

Um dos aspectos mais marcantes, segundo Adilson Cardoso, foi quando Sueli Manzini emocionou o público com a estória de uma mulher que superou todas as tristezas dessa doença que a acompanhava há quase vinte anos. Ela foi em frente, lutou e venceu. A palestrante recebeu aplausos da plateia.

 

 

O diretor acadêmico da Faculdade Eduvale Evandro Márcio de Oliveira, disse que esta foi uma oportunidade excelente, pois a Câmara é uma casa aberta à população avareense. “É nesse tipo de ambiente que ações de cidadania como essa, de reconhecimento e orientação às mulheres, devem ocorrer. Esperamos que essa tenha sido apenas a primeira de muitas edições desse formato de evento na Câmara”, elogiou.

 

 

Esta iniciativa buscou analisar o conteúdo a ser trabalhado pelos discentes, contribuindo para  sua formação profissional e cidadã.”Nesse caso específico, as expectativas de aprendizado e vivência prática foram todas alcançadas plenamente”, explica o diretor.

 

 

Segundo Evandro, a cada noite que os alunos e professores participaram do evento, aprimoraram seus conhecimentos nas áreas de direito, saúde e valorização da mulher, mas principalmente sobre cidadania e responsabilidade social. Para muitos alunos, essa foi a primeira vez que entraram em uma Casa Legislativa.

 

 

Para o diretor, mais que homenagear as mulheres, o evento levou informações úteis sobre direitos das mulheres e saúde pública, não apenas aos alunos da Faculdade Eduvale, mas aos cidadãos avareenses.

 

 

Outra finalidade latente da organização foi atrair estudantes e demais munícipes, para que percebam que esta Casa de Leis também é a Casa do Povo, de acordo com Evandro.

 

 

“As equipes da Faculdade Eduvale e da Câmara envolvidas na organização e realização desta Semana da Mulher estão de parabéns e também felicito à presidente da Câmara Bruna Silvestre pela belíssima iniciativa”, enfatiza.

 

 

Para a presidente da Câmara Bruna Maria Costa Silvestre as palestras foram um serviço que a Câmara prestou à comunidade.. “Esta Casa de Leis está de portas abertas à população. O objetivo visou trazer informações sobre assuntos que fazem parte do cotidiano das mulheres”, explica a vereadora-presidente.

 

 

As palestras também fizeram parte das atividades extracurriculares dos alunos da Faculdade Eduvale. No dia 11 participaram discentes das disciplinas de direito e enfermagem; no dia 12 agronomia, ciências biológicas e enfermagem e no dia 14 ciências biológicas e enfermagem.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também