Paranapanema: Em protesto, moradores constróem churrasqueira em buraco de rua

8463 Jornal O Avaré 07/01/2015 11:18:02

Morador já havia plantado uma bananeira no local, em Paranapanema (SP).
Prefeitura alega que recuperação do asfalto está no cronograma de obras.

 

 

Moradores da Rua das Figueiras, no Distrito de Campos de Holambra, em Paranapanema (SP), têm usado a ironia e o bom humor para protestar contra os buracos que tomam conta da via há pelo menos dois anos. Um dos protestos registrado em vídeo mostra que uma das valetas foi transformada em churrasqueira. Outro morador já havia colocado uma bananeira em um dos buracos também para cobrar providências do poder público.

O pedreiro Moisés Augusto dos Santos participou do protesto com churrasco no meio da rua esburacada. Ele conta que o objetivo foi mesmo chamar a atenção do poder público. Várias pessoas e até mesmo que passava pela rua participou da churrascada.

“Fizemos isso para chamar a atenção e ver se a prefeitura dá um jeito nisso. Com tantos buracos, é só colocar uma grelha sobre um deles, carvão e carne em cima para todo mundo. Quem passava na rua, comia um pedaço”, conta.

De acordo com os moradores, a rua dá acesso a diversas casas e o fluxo de veículos no local é constante, no entanto, andar pelo local é um transtorno.

A via está toda esburacada e o asfalto com vários desníveis. Quem passa de carro, precisa seguir bem devagar para atravessar os buracos. Alguns até mesmo avançam na calçada para desviar do problema.

O mecânico Eduardo Fernando dos Reis é morador é diz que ele próprio muitas vezes sobe na calçada para fugir os buracos. Quando isso não é possível, é obrigado a cair nas valetas correndo o risco de ter prejuízos com danos no carro.

“Às vezes eu preciso passar em cima da calçada do vizinho para não cair dentro do buraco. Mas aí tem dia que num dá e é preciso passar dentro do buraco. Com isso, pega o carro embaixo. Só vai aumentando o prejuízo para gente e para o veículo”, diz.

Ainda segundo os moradores, uma equipe da prefeitura esteve no local recentemente e verificou a situação. Chegou até demarcar alguns buracos, mas nada foi feito. Os vizinhos tentam amenizar o problema jogando entulho nas crateras.

“Se não fosse os próprios moradores colocando entulho nos buracos essa rua estaria intransitável. A rua é uma descida não muito leve. É perigosa e com os buracos que estão aqui, está se tornando muito perigosa”, afirma administrador de empresas Carlos Alberto Domingues.

O pedreiro Moisés garante que o grupo de moradores pretende fazer um novo churrasco, mas esse deverá ser de comemoração quando o poder público resolver o problema. “Se eles vierem arrumar, nós  vamos fazer um churrascão para comemorar o que eles fizeram”, ressalta.

A Secretaria de Obras de Paranapanema informou que a recuperação do asfalto na Rua das Figueiras já está programada como prioridade no cronograma de serviços deste ano, mas tudo vai depender das condições climáticas.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também