Paranapanema: Mutirão de combate à dengue percorre ruas

1646 Jornal O Avaré 26/02/2015 09:17:50

Ação realizada em 13 bairros da cidade vai até 6 de março.
Neste ano foram confirmados dois casos e há quatro suspeitos.

 

Um mutirão de combate à dengue tem percorrido diversos bairros de Paranapanema (SP). Além da limpeza de terrenos e recolhimentos de materiais que os moradores não usam mais, agentes da Vigilância Epidemiológica orientam moradores a como evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. A cidade de aproximadamente 18 mil habitantes tem dois casos confirmados e quatro suspeitos este ano, segundo a Vigilância Epidemiológica. Em 2014 não houve registro da doença.

Agentes vão de casa em casa, para fiscalizar e passar orientações sobre os riscos. A força tarefa montada com o objetivo de combater possíveis criadouros do mosquito da dengue em 13 bairros termina em 6 de março. “A nossa estimativa é de que, somente hoje, nós recolhemos mais de três toneladas de lixo. O nosso apelo à população é para que não joguem lixo nas calçadas e ruas”, conta a secretária do Meio Ambiente Sandra Libâneo.


Uma das casas visitadas é a do aposentado José Iagobucci. Ele se esqueceu de tampar o tambor que usa para guardar água. No local não havia focos do mosquito transmissor da doença, mas todo cuidado é bem vindo para evitar problemas. “Nós temos que procurar ter o cuidado máximo. Quando não acontece com a gente, não damos tanta atenção, mas quando ocorre, ficamos mais ligados”, comenta.

A agente de saúde Neusa de Oliveira Plens alerta principalmente com os vasos de plantas. “Temos indicado o uso da areia nos vasos. Todos falam que vão se comprometer e a gente está orientando”, afirma.

 
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também