Pesquisadores criam aplicativo que ajuda criadores de gado a selecionar animais para a compra

3124 Jornal O Avaré 03/07/2017 00:00:03

Um grupo de pesquisadores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Avaré (SP) desenvolveu um aplicativo para celular que orienta os criadores de gado da raça Nelore a selecionar qual bovino se destaca geneticamente para sua propriedade durante a compra.
 
 
Segundo um dos pesquisadores, Newton Pegolo, a ferramenta digital está em fase final e tem como objetivo fornecer ao criador de gado uma lista onde ele possa adquirir o melhor animal, seja para confinamento ou criação no pasto.
 
 
Ainda segundo Pegolo, o aplicativo será gratuito e deve ficar pronto no inicio de 2018. A ideia é que a plataforma tenha informações de mais de 1,5 milhão de animais da raça Nelore.
 
 
“O criador vai conseguir obter, através do aplicativo, uma precisão de análises. Ele vai acessar uma régua de informações sobre o sistema de produção e escolher o melhor animal para aquele ambiente”, explica Newton.
 
 
Para Darci Barcelos, que é diretor de uma fazenda de criação de gado, o programa vai ajudar para que a produção de carne bovina tenha melhor qualidade.
 
 
“A maciez, a qualidade, o volume da carne que vai para o consumidor final, começa com os animais que criamos aqui. Então, quando você tem conhecimento do animal que está comprando, a probabilidade de errar na qualidade é menor”, conta Darci.
 
 
Cristiano Fiuza trabalha com a genética de gado e confirma que conhecer o animal é a garantia de um produto de qualidade.
 
 
“Atualmente recebemos a assessoria de um técnico, que nos dá todo um suporte para comprarmos o que tem de melhor no mercado. Mas qualquer nova ferramenta que venha ajuda na hora de adquirir é melhor”, afirma.
 
 
 
Fonte: Jornal A Estância.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também