Portador de HIV pode ser a primeira pessoa a ser curada

3094 Jornal O Avaré 06/10/2016 00:45:17

Resultado animador gera expectativa em pesquisadores
 
 
A comunidade científica internacional está em polvorosa com o anúncio de um britânico, de 44 anos, portador de HIV, que foi curado da doença. O paciente ingeriu uma combinação de medicamentos e conseguiu erradicar o vírus em apenas poucas semanas. De acordo com o jornal O Globo, apesar de animados, os pesquisadores de cinco universidades do Reino Unido falam apenas em "cura temporária", pois outros tratamentos anteriores já apresentaram resultado semelhante, mas sem uma cura definitiva.
 
 
Para ser considerado como cura definitivamente, o paciente deverá ser acompanhado por vários anos, até que se comprove que ele não voltou a apresentar o vírus HIV em exames. De acordo com o site SIC Notícias, o britânico recebeu uma vacina que ajudou seu sistema imunológico a detectar as células infectadas pelo HIV e ingeriu um medicamento, ao mesmo tempo, para ativa células adormecidas e, assim possibilitar o próprio sistema imunológico possa combater a doença.
 
 
“Exploramos a possibilidade real de cura do HIV. Este é um desafio enorme e ainda é cedo, mas o progresso tem sido otável “afirma Mark Samuls, diretor do National Institute for Health Research Office for Clinical Research Infrastructure.
 
 
 
 
Clovis O. C. Sampaio.
MTB 79423/sp
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também