Poupança é opção simples e segura de investimento, ressalta economista

1848 Jornal O Avaré 03/02/2015 10:25:30

Especialista de Itapetininga (SP) fala sobre a importância do guardar.
Possibilidade de começar com pouco é outro atrativo do investimento.

 

 

O economista Elder Bocalleti, deItapetininga (SP), ressalta que a poupança é uma opção de investimento simples e seguro. Entre as facilidades está a possibilidade de aplicar qualquer valor. Ainda segundo o economista, o perfil de quem busca a poupança é pessoas de 25 a 45 anos sem muito para investir, mas com a consciência de que guardar dinheiro é importante.

“A poupança nada mais é que uma categoria de base. Para aquele que pretende investir, possa ter o inicio. Começar a juntar dinheiro para poder participar de outros investimentos maiores. Porque existem investimentos mais atrativos que a poupança, porém o recurso inicial também é maior”, afirma.

O gerente de banco Victor Sandino salienta ainda que um dos fatores que atraem os clientes para o investimento é que o valor pode ser aplicado ou retirado a qualquer momento. “A poupança não tem mínimo para investimento, a pessoa pode começar com qualquer valor. E a grande vantagem em comparação com outros investimentos é a isenção do Imposto de Renda”, explica.

Outro fator que pesa a favor da poupança é a segurança: o investidor corre risco de perder dinheiro somente em caso de falência de banco. Neste caso, um fundo garantidor de crédito - uma espécie de seguro das instituições financeiras com o Banco Central - devolveria ao contribuinte até R$ 250 mil.

Atualmente, o rendimento chega a 6% ao ano. Mesmo o lucro não sendo tão grande, o economista Elder Bocalleti lembra a importância de se pensar a longo prazo. “A gente precisa acabar com aquela história de que não consigo guardar, que para eu conseguir alguma coisa só tem um jeito: preciso fazer uma dívida, um carnê de pagamento. Precisamos começar a ter o hábito de guardar, então é sugerido que se pense em algo em torno de 10% a 5% do salário, porque a partir do momento em que habitua-se a guardar, da mesma forma que seja um hábito manter em dias as prestações, é possível conseguir no final de um período um volume de dinheiro que permitirá fazer a aquisição que queria em uma condição muito mais vantajosa”, conclui.

Um exemplo de quem aprendeu a importância de poupar é o jornalista Felipe Johnson. Ele tem 21 anos e mora com os pais, por isso pode guardar 2/3 do que ganha para comprar equipamentos de fotografia e viagens. Foi assim que conseguiu viajar pela América do Sul e registrar cada momento da aventura. “Todo salário que ganhava eu dividia por três. 1/3 eu gastava com coisas aleatórias, 1/3 guardava na poupança e o restante investia em equipamentos. E assim, depois de um ano, eu consegui dinheiro para conhecer seis países da América Latina. Estou guardando dinheiro de novo e minha meta é conhecer o resto da América Latina e a Europa”, conta.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também