Poupatempo Rural estará em Botucatu

2168 Jornal O Avaré 21/01/2015 07:49:20

A unidade móvel do Poupatempo Rural estará em Botucatu a partir da próxima segunda-feira (26) e prestará atendimento gratuito aos produtores rurais do Município até sexta-feira (30). A estrutura será instalada na sede da Subsecretaria Municipal de Agricultura, na Rua Miguel Cioffi, 325, na Vila São João. O atendimento acontecerá das 10 às 14 horas.  

 

O número de atendimentos esperados durante a semana em que a unidade móvel ficará instalada em Botucatu gira em torno de 25 pessoas por dia. O serviço mais procurado é o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Durante a semana, mais de 100 produtores rurais deverão buscar os serviços prestados pelo Poupatempo Rural. 

 

Desde que foi lançado, em abril de 2013, esta é a terceira vez que o Poupatempo Rural vem a Botucatu.  O projeto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo busca reunir, em um só lugar, os mais de 50 serviços que a pasta oferece, facilitando o acesso aos produtores rurais. Os trailers são equipados com computadores com acesso à internet, impressoras, telefones e apoio da equipe de técnicos da SAA que farão trabalhos de gestão e atendimento ao público.

 

Entre os serviços e informações que o projeto contempla estão linhas de crédito, seguro rural, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), controle financeiro de produção, Guia Trânsito Animal (GTA), identificação de plantas forrageiras, orientação, encaminhamentos de análise de solo e água, além de inúmeras informações e capacitações para qualificar a produção e aumentar a renda dos agricultores. 

 

Um dos serviços mais importantes é o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que os produtores rurais precisam realizar até maio de 2015. Inteiramente gratuito, o CAR é obrigatório para todo o imóvel rural, seja qual for o tamanho da propriedade. O cadastro não diz respeito à regularização fundiária, mas tem como objetivo conciliar as atividades agrícolas com as de conservação do meio ambiente. “Essa é uma ótima oportunidade para o produtor rural realizar seu cadastro e obter outras informações importantes para o seu dia a dia”, assegura Milton Bosco, secretário adjunto de Agricultura do município. 

 

Cabe ressaltar que o Poupatempo Rural não se destina a emissão de documentos como RG, CPF, antecedentes criminais, carteira nacional de habilitação. Em Botucatu, esses serviços são oferecidos pelo Poupatempo localizado na Avenida Floriano Peixoto. A vinda do Poupatempo Rural é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, através da CATI e a Prefeitura de Botucatu, através da Subsecretaria de Agricultura. 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também