PRAÇA DR. PAULO GOMES DE OLIVEIRA

6488 Jornal O Avaré 09/08/2014 09:52:07

- Logradouro abriga o Fórum desde 1969



Situada na quadra entre as Ruas Paraná, Pará, Amazonas e Espírito Santo, a Praça Dr. Paulo Gomes de Oliveira até meados dos anos 1960 era um pequeno bosque formado nas imediações do antigo complexo ferroviário. 

 



Nessa época o governo estadual construiu as instalações do novo fórum, seguindo o projeto premiado do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Com isso o logradouro recebeu em 1969 a sua atual denominação para reverenciar a memória do admirável tribuno avareense.

 



Desde então a praça abriga a Comarca de Avaré, sede da 24ª Circunscrição Judiciária do Estado, que responde também pelos serviços forenses dos municípios vizinhos de Cerqueira César, Itaí, Paranapanema, Fartura e Taquarituba.
 


Os 140 serventuários da justiça que trabalham no local se preparam para transferir suas atividades ao fórum digital, recentemente inaugurado, para acompanhar os 60 mil processos hoje em trâmite em Avaré. Entretanto, ainda não se sabe qual destinação será dada ao edifício que ornamenta a praça. 

 



PATRONO – Avareense, nascido em 1910, Paulo Gomes de Oliveira destacou-se na política e na advocacia em meados do século XX. Diplomou-se em Direito no ano de 1937 pela Universidade de São Paulo. Antes, como estudante, combateu nas tropas constitucionalistas em 1932. Respeitado criminalista, elegeu-se vereador por três mandatos e presidiu a Câmara nos anos de 1951 e 1952. Conhecido como a “Voz Cabocla” por sua brilhante oratória, faleceu prematuramente em 1966. 


______________________________________________________

Fotos/legenda:
A praça vista pelo mesmo ângulo em 1954 e na atualidade.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também