Prefeito e secretário da saúde fiscalização obras.

2775 Jornal O Avaré 05/06/2014 06:13:39

Obras da Saúde são fiscalizadas por Poio e Miguel Chibani

 

Reestruturação da rede de atendimento inclui melhor oferta de medicamentos e infraestrutura, além de mais médicos nos bairros

 

 

 

 

Os investimentos da Prefeitura de Avaré em obras na área da Saúde tem sido acompanhados pelo prefeito Poio Novaes e pelo responsável da pasta, Miguel Chibani. Nesta semana, eles conferiram a execução da obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que está sendo construída na Av. Pinheiro Machado ao lado do Pronto Socorro.

 

 

O município vem cumprindo mensalmente com o pagamento à empresa contratada, conforme medição do departamento de convênios. Segundo o prefeito, a UPA trará avanços na infraestrutura de atendimento de urgências e emergências. “Além desta unidade, tomamos uma série de medidas para avançar na qualidade e também na capilaridade de atendimento nos bairros”, comenta Poio, que cumpriu agenda de trabalho em vistorias a outras obras.

 

 

Ele visitou também a Unidade de Saúde da Família Dr. Cecílio Jorge Neto, no Jardim Brasil Novo, que passa por ampliação para ter novas salas para consultas e coleta de exames. Próxima dali, na Unidade Básica de Saúde Dr. Aristides Guerra de Aguiar, na Vila Jardim, será implantado um Centro de Fisioterapia além da construção de mais salas para consultas clínicas. “São mais de 450 mil reais investidos nesses dois postos que vão atender a comunidade da Brabância e adjacências”, lembra.

 

 

 

Prestação de contas

Para Miguel Chibani, Avaré vem superando desafios na Saúde. “Já temos cinco dos seis médicos cubanos trabalhando nos postos do Paraíso, Jardim Brasil, Bonsucesso, Bairro Alto e Vera Cruz”. Os novos profissionais tiveram a documentação aprovada e já contam com o Registro do Ministério da Saúde – validação para que profissionais estrangeiros atendam no Brasil.

 

 

O secretário destaca ainda o empenho da administração em reforçar investimentos na rede de atendimento à população. Até o fim deste ano, a cidade terá duplicado (de 6 para 12) o número de equipes de saúde da família. 

 


            A oferta de medicamentos é outro avanço da área. Entre janeiro e abril deste ano, as 17 farmácias da rede de saúde distribuíram mais de 117 mil receitas. O número é 5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Chibani lembra que o planejamento prevê também a construção de postos em imóveis próprios nos bairros Santa Elizabeth, Paineiras, Plimec e Paraíso, além da abertura do posto do Vera Cruz e a retomada da unidade do bairro Ipiranga.

 

 

 

Responsabilidade de gestão

Apenas um atendimento médico sob mandado judicial foi realizado nos quatro primeiros meses de 2014. No ano passado, a prefeitura teve apenas 3 processos oriundos da Defensoria Pública para fornecimento de remédios ou procedimentos de especialidades médicas. Em 2012, eram 71 casos em que o município foi acionado judicialmente.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também