Prefeitura amplia ensino em tempo integral nas escolas

4243 Jornal O Avaré 26/06/2015 09:46:03

1.501 alunos são favorecidos pelo Mais Educação, que aprimora a formação pessoal de estudantes 

 

 

A estudante Ketilyn Aguilera Rosa, de 10 anos, matriculada na EMEB Fausto Rodrigues, no Jardim Paraíso, passa mais tempo dentro da escola envolvida nas atividades do curso de Comunicação, em que aprimora o uso do computador para pesquisa de assuntos da atualidade e conhece os benefícios da interação digital. Como também gosta de música e já toca flauta, ela também está aprendendo percussão. As aulas ocorrem duas vezes por semana e o grupo conta com 25 alunos.

 


A aluna é uma das 1.501 crianças e jovens beneficiados pelo Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), que amplia a jornada escolar e proporciona um ambiente de aprendizado mais atraente. Implantado em 13 escolas municipais pela Secretaria Municipal de Educação o programa tem atividades em sala de aula, nas bibliotecas, nos laboratórios de informática e nas quadras poliesportivas.

 

 

Daniela de Faria, mãe de Ketilyn, trabalha o dia todo e reconhece os benefícios do horário estendido da escola. “Ela está enriquecendo sua formação pessoal. Sem o programa, ela ficaria sozinha em casa”, opina.

 

 

Do outro lado da cidade, no Jardim Paineiras, João Victor Isidoro dos Santos, 8 anos, se diverte nos jogos de futsal da EMEB Professor Clarindo Macedo. Para Eliana Aparecida Guedes, coordenadora do Mais Educação, o esporte tem dado reflexos positivos às crianças em sala de aula e melhorado o rendimento dos estudantes nas disciplinas curriculares. “O que me deixa segura é saber que ele está longe do perigo das ruas. Toda a família ganha”, comenta Elisângela Costa dos Santos, mãe de João Victor.
 

 

Programa

O Mais Educação oferece os seguintes cursos: Educação Ambiental e Agroecologia; Cultura, Artes e Educação, que inclui dança, teatro, capoeira, artesanato, leitura e produção de texto, artesanato regional e percussão; Esporte e Lazer, com futsal, karatê, basquete, judô, xadrez, voleibol, tênis de mesa, ginástica rítmica.

 

 

Nas aulas de Acompanhamento Pedagógico, há atividades de alfabetização, leitura, produção de texto e matemática. Também integram a grade curricular Comunicação, Uso de Mídias e Tecnologia; Educação em Direitos Humanos.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também