Prefeitura atende 86% das receitas solicitadas na rede de saúde

2634 Jornal O Avaré 31/05/2014 06:14:57

Prefeitura atende 86%
das receitas solicitadas na rede de saúde

 

 

 

Entre janeiro e abril deste ano, administração garantiu 
a distribuição de mais de 117 mil medicamentos

 

 

O plano de reestruturação da Saúde implantado pela prefeitura desde o início do ano passado já traz resultados à população. Entre janeiro e abril deste ano, as 17 farmácias em funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família atenderam 86% das receitas médicas solicitadas por pacientes, totalizando 117.538 prescrições. O número é 5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Outro dado positivo é que o índice de receitas não atendidas teve queda de quase 3%.

 

Apenas um atendimento sob mandado judicial foi realizado nos quatro primeiros meses de 2014. No ano passado, graças ao trabalho de recuperação estrutural feito na Saúde, a prefeitura teve apenas 3 processos oriundos da Defensoria Pública para fornecimento de remédios ou procedimentos de especialidades médicas.

 


Em 2012, eram 71 casos em que o município foi acionado judicialmente. As informações foram dadas pelo secretário municipal de Saúde, Miguel Chibani, durante apresentação de resultados da pasta na Câmara Municipal na última quinta-feira, 29.

 

 

 

Atendimento   

Nos primeiros 120 dias do ano, foram agendadas quase 20 mil consultas com especialistas. Exames de diagnósticos autorizados na Santa Casa, Pronto Socorro e em institutos especializados passaram de 120 mil, No Pronto Socorro Municipal foram atendidos em consultas 50.901 pacientes, mais 13 mil casos emergenciais, tendo sido feitas 145 mil medicações. Nos consultórios odontológicos das unidades básicas de saúde e das escolas da rede de ensino público o número de procedimentos passou de 25 mil.

 

 

Avanços

Segundo o prefeito Poio Novaes, as melhorias na oferta de medicamentos e agendamento de consultas foram conquistadas em virtude das boas práticas de gestão adotadas pela Secretaria de Saúde a fim de melhorar a qualidade do atendimento. “A implantação da Relação Municipal de Medicamento (Remume) contribuiu para a padronização das receitas, facilitando assim a busca de remédios pelos munícipes”, completa. O prefeito de Avaré reforça que eventuais faltas de remédios em postos dos bairros ocorrem em virtude da solicitação entre as unidades e o almoxarifado central. "Vale também ressaltar os tipos de medicamentos que cada farmácia fornece", finaliza. 

 

 

Recentemente, Chibani afirmou que um dos desafios da pasta é a informatização para pleno controle do estoque de remédios. 

Em todas as farmácias municipais, sejam as básicas, a especializada e as demais é obrigatória a apresentação de receita médica válida para obtenção de medicamentos, incluindo as insulinas distribuídas nas farmácias básicas, no Centro de Saúde I e na UBS do Bonsucesso.

Materiais médicos descartáveis e insumos, tais como curativos, frascos coletores de fezes e urina, seringas, agulhas, lancetas e fitas de glicemia são fornecidos pelo setor de enfermagem das unidades de saúde, que também oferecem a aplicação de vacinas, medicamentos injetáveis, inalação, realização de curativos, coleta de sangue, dosagem de glicemia e verificação de pressão arterial.

 

 

Que tipo de medicamento cada farmácia oferece?

 

 

11 Básicas (6 UBSs e 5 USFs): medicamentos padronizados

pela Relação Municipal de Medicamentos.

Especializada (Posto da Rua Acre): medicamentos especiais fornecidos pelo Estado (antigo alto custo).

Estratégica: medicamentos de programas específicos do governo federal (hanseníase, tuberculose, AIDS) – 01 farmácia (ambulatório DST / AIDS)

Atendimento de Mandados Judiciais (UBS Bonsucesso): medicamentos fornecidos mediante processos judiciais.

Atendimento Social (Sala 224 - Posto da Rua Acre): medicamentos especiais não incluídos em nenhuma padronização do SUS.

Hospitalar (serviço 24h no Pronto Socorro Municipal): atendimento interno da demanda do PS.

Farmácia Popular do Brasil (Rua Amazonas): convênio com a Fiocruz – atendimento comercial: medicamentos gratuitos e /ou com 90% de desconto.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também