Prefeitura e Bombeiros ampliam segurança na Represa

2257 Jornal O Avaré 27/01/2015 08:25:50

A Prefeitura de Avaré, através da Secretaria de Turismo, ampliou os serviços de prevenção e salvamento aquático no Camping Municipal e na orla da praia do Balneário Costa Azul. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, duas equipes de profissionais (uma contratada e outra da corporação) atuam às margens da Represa de Jurumirim para maior segurança dos banhistas.

 

Além do reforço na segurança, o Camping passa por reformas. Segundo o cronograma de obras, a cerca da divisa com o Costa Azul será removida e no local um muro de alvenaria será erguido. Trechos internos do Camping serão calçados com lajotas. Os serviços devem estar concluídos antes do feriado de Carnaval. Em seguida a Prefeitura vai demolir os banheiros atuais para construir novos. Esses investimentos estão orçados em R$ 1,3 milhão.

Praia Acessível

Em parceria com a Secretaria do Direito das Pessoas com Deficiência, o Turismo executará o Programa Praia Acessível na semana do Carnaval, quando a partir de então cadeiras anfíbias ficarão disponíveis para pessoas com deficiência, em caráter permanente.

 

O Praia Acessível, lançado em 2010 pela Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, fornece cadeiras anfíbias com o objetivo de oferecer tecnologia assistiva para que pessoas com deficiência física possam usufruir do banho de mar ou de lago com segurança e dignidade.

 

Feitos de alumínio, os equipamentos têm pneus especiais que flutuam, não afundam na areia e dispõem de uma barra para auxiliar a movimentação ou entrada e saída da água. A cadeira anfíbia só pode ser utilizada com acompanhamento facilitador e com acompanhante, independentemente da condição física do usuário.

 

Idealizado inicialmente para municípios que contam com a proximidade do mar, desde 2012 a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência estendeu o Programa Praia Acessível ao interior paulista, especialmente para localidades, como Avaré, que possuem praias de água doce.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também