Prefeitura impede perdas maiores e imediatas aos servidores diz sindicato

2932 Jornal O Avaré 26/11/2016 09:33:28

Muitas vezes é necessário recuar um passo para evitar danos maiores à Coletividade. Essa é a súmula da reunião de conciliação entre a Prefeitura e o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Avaré e Região ocorrida na tarde da última quinta-feira, 24, em São Paulo. Durante o encontro, ficou decidido o desconto de um dia de trabalho e a reposição dos outros dois dias, conforme possibilidade dos servidores, em compensação pela paralisação realizada no início do mês e que levou mais de 700 servidores às ruas de Avaré solicitando o pagamento de seus salários em dia. 
 
 
O cenário observado no plenário do Tribunal de Justiça de São Paulo, na data, era muito claro: o prefeito Poio Novaes, acompanhado de procuradores do Município, mostrava-se irredutível em sua proposta de descontar três dias dos salários dos trabalhadores, mesmo essa medida não tendo respaldo de nenhuma instância jurídica. “Ele (Poio Novaes) abriu a conversa com os desembargadores presentes mostrando não estar disposto a negociar, mas sim de afetar o cotidiano dos trabalhadores devido a um sentimento que pode ser chamado, de forma rasa, de picuinha”, afirmou Leonardo do Espírito Santo, presidente do sindicato avareense. 
 
 
Na verdade, a ideia do Executivo Avareense era mais perniciosa do que aparentava em sua crosta: caso autorizasse o desconto dos três dias de paralisação, o prefeito também ganharia o direito de absorver o Descanso Semanal Remunerado (DSR), ou seja, na realidade seriam debitados, dos bolsos dos funcionários, quatro dias úteis; para piorar, esse total de dias não trabalhados também abre a possibilidade à Prefeitura de não pagar o Vale Alimentação do mês. “As perdas seriam imensas aos bolsos dos trabalhadores, já tão penalizados pela falta de sensibilidade, do atual governo municipal, com as condições das famílias de seus funcionários. Quando a proposta feita por um membro do MP presente à reunião foi aceita, sabia que o peso da decisão recairia sobre a minha pessoa, mas prefiro prezar pelo bem estar dos meus colegas de trabalho”, disse o sindicalista. 
 
 
Apesar de a Prefeitura estar se preparando para realizar o desconto de um dia dos salários já no próximo mês, ficou firmado no acordo o pagamento do Vale Alimentação integral, bem como dos DSRs. “Caso a análise da greve fosse mantida no TJ/SP, temos certeza de que seríamos vencedores por termos cumprido tudo o que a legislação pede para a realização de uma greve. No entanto, a análise do mérito poderia durar meses e o prefeito, de forma totalmente arbitrária, já tinha demonstrado não se importar com as manifestações da Justiça, visto suas declarações anteriores de que faria o desconto dos dias de forma dracioniana. Penso que é sacrificar uma vitória certa pelo Bem Comum”, destacou. 
 
 
REPOSIÇÃO DOS DIAS – O acordo firmado entre as partes ainda prevê que a reposição dos dois dias poderá ser feita conforme a disponibilidade dos servidores, ou seja, estes poderão se valer de faltas abonadas não gozadas, horas em haver e diluição dos dias durante os turnos normais. 
 
 
 
 
 
Fonte: Jornal A Estância.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também