Prefeitura implantará 4 novas Equipes de Saúde da Família

1603 Jornal O Avaré 12/08/2014 08:02:18

Avaré avançará de 7 para 11 ESFs nos bairros da cidade
 
 
 
Em prosseguimento ao plano de reestruturação da rede básica de saúde de Avaré, o prefeito Poio Novaes planeja para o segundo semestre deste ano a implantação de 4 novas Equipes Saúde da Família (ESF) em bairros avareenses.
 
 
 
A medida trará melhorias à população. Através do Projeto de Lei 101/2014 – de autoria do Executivo – aprovado na sessão de Câmara de segunda-feira, 4, a Prefeitura teve autorização do Legislativo para criar 24 cargos de Agente Comunitário de Saúde. As futuras vagas serão preenchidas por meio de concurso público. Assim, a Secretaria de Saúde formará equipes que atuarão juntos dos médicos do Programa Mais Médicos do Governo Federal já em exercício na cidade.
 
 
 
Mudanças na saúde
 
Avaré avançará de 7 para 11 Equipes de Saúde da Família (ESF). As novas equipes trabalharão nos postos do Bonsucesso, Jardim Brasil, Bairro Alto e Vera Cruz.
 
 
 
Das 7 atuais, 2 foram implantadas desde janeiro de 2013, uma na Vila Operária, outra no Duílio Gambini para atender a população do Residencial São Rogério. Algumas Unidades Básicas de Saúde atuarão como unidades mistas, com os profissionais da própria UBS e também com funcionários da ESF. Ao Governo Federal, cabe o repasse de verbas para o pagamento dos agentes.
 
 
 
A mudança do modelo tradicional de atendimento para os padrões do Saúde da Família tem o propósito de aproximar a atuação médica das famílias. O trabalho dos agentes comunitários é essencial no mapeamento do perfil das doenças de uma região, melhora a prevenção, a promoção e o tratamento de saúde das comunidades.
 
 
 
Gestão
 
 
Em contrapartida à criação dos 24 novos cargos, outro Projeto de Lei (102/2014) extinguiu 20 cargos que não estavam sendo ocupados no quadro de pessoal do município. O PL teve como objetivo respeitar o denominado limite prudencial de gastos com o funcionalismo (quantia que o município gasta com a folha de pagamento).
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também