Prefeitura inaugura Centro Dia do Idoso

3844 Jornal O Avaré 23/09/2014 09:08:43

Local oferecerá alimentação, cuidados médicos,
atividades de lazer, cultura e recreação a 50 idosos

 

 

Avaré recebeu na última sexta-feira, 19, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam. Ele participou da inauguração do Centro Novo Dia do Idoso “Luiz D’ Paschoal” (Rua Fernando de Moraes, s/n, Jardim Planalto).

 

 

Com a presença do prefeito Poio Novaes e de autoridades locais, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré, em parceria com o Governo do Estado, abriu o novo equipamento social que atenderá até 50 idosos. Para sua construção, o Estado investiu R$ 300 mil, além do recurso para móveis e equipamentos. A manutenção, a equipe profissional e a seleção dos beneficiários será de responsabilidade do município.

 

 

Infraestrutura 


O Centro Dia é um espaço de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes com idade igual ou superior a 60 anos. A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar ou estudar. Ao final da tarde, o idoso volta para sua casa, sem perder os vínculos familiares.

 

 

A unidade é adaptada e oferece alimentação, cuidados médicos, atividades de lazer, cultura, área de descanso, enfermaria, sala de convivência com TV com DVD e recreação em tempo integral. Para o desenvolvimento de atividades o idoso recebe a orientação de cuidadores profissionais como técnicos de enfermagem e enfermeiros, geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de educação física e assistentes sociais. Com o novo serviço a prefeitura garante à população um envelhecimento saudável com proteção dos direitos e cumprimento do Estatuto do Idoso.

“A expectativa de vida do brasileiro está crescendo. A medicina e a tecnologia também avançaram. É um dever do município cuidar dessas pessoas. O Centro Dia é um equipamento especial onde a família tem tranquilidade para deixar o seu idoso”, afirmou o prefeito Poio Novaes.

 

 

Vitor Hugo D’ Paschoal, bisneto de Luiz D’ Paschoal, esteve no evento representando a família do homenageado. “Agradeço profundamente a escolha e a homenagem a meu bisavô que dá nome hoje a este serviço para idosos de Avaré”.

 

 

Para abrilhantar a cerimônia, houve apresentação da Orquestra Municipal de Violões. O padre do Santuário Nossa Senhora das Dores, Tarcísio César de Oliveira Pinto, abençoou as instalações e os funcionários da unidade.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também