PREFEITURA PRETENDE DEVOLVER PRÉDIO DO FÓRUM VELHO AO ESTADO

4534 Jornal O Avaré 13/11/2017 00:03:52

Embora o assunto venha sendo tratado de maneira reservada, o governo Jô Silvestre prepara a devolução da posse do Fórum velho para seu proprietário original: o governo de São Paulo. Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Fora de Pauta, a tramitação deve ser concluída nos próximos dias.
 
 
Mais antigo imóvel público do município, o prédio em estilo neogótico concebido pelo arquiteto francês Victor Dubugras e inaugurado em 1896 está atualmente fechado e apresenta uma série de avarias em sua estrutura.
 
 
O teto corre risco de desmoronar, quadro que piorou com as últimas chuvas torrenciais. Suas paredes também foram comprometidas por infiltrações e todos os cômodos, em seus dois pavimentos, apresentam rachaduras.
 
 
Apesar de ter sido tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 1980, o edifício nunca recebeu verbas estaduais para sua conservação.
 
 
Por mais de meio século, abrigou o Poder Judiciário e também serviu como presídio. Até 1995, o prédio recebeu a antiga Delegacia de Ensino, hoje Diretoria.
 
 
O governador Mário Covas autorizou em 2000 a permissão de uso do imóvel pela Prefeitura. Já em 2005, o ex-prefeito Joselyr Silvestre promoveu obras para no local para instalar o Museu Histórico. Como as intervenções foram feitas sem consulta prévia ao Condephaat, Silvestre acabou processado. Pouco depois, o espaço foi definitivamente fechado.
 
 
SEM MEIOS – Em recente entrevista à TV Tem, o secretário da Cultura Diego Beraldo lembrou que o velho Fórum se acha fechado porque suas instalações precisam de restauro. Segundo ele, o município não tem meios para arcar com a responsabilidade, que legalmente é do Estado.
 
 
 
Fonte: Jornal Avaré Urgente.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também