Prefeitura reforça ações de combate à Dengue

1890 Jornal O Avaré 28/10/2015 09:24:41

Até o momento, Secretaria de Saúde registra um caso contraído na cidade

 

 

Através de ação integrada entre as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Serviços, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré vem atuando no combate à proliferação do mosquito da Dengue, Aedes aegypti, em toda a cidade.

 

 

Com o projeto “Meu Bairro + Limpo e Livre de Dengue”, o Governo Municipal está levando aos bairros avareenses, técnicos da Vigilância Sanitária e de Controle de Vetores, que fazem trabalho de campo com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito e de animais peçonhentos. Também participam da iniciativa, Agentes Comunitários de Saúde do Programa Saúde da Família. Porta à porta, eles conscientizam os moradores sobre procedimentos simples que eliminam o mosquito dos ambientes domésticos.

 


Atualmente, Avaré tem um caso autóctone de Dengue (contraído no município), 17 em investigação e 21 descartados.

 

 

Serviços

Em casas ou comércios onde são detectados eventuais criadouros, é feita a aplicação do larvicida sumilarv. Para auxiliar na limpeza dos bairros, o caminhão da Coleta Seletiva faz uma varredura pelas ruas recolhendo garrafas PET, latas de alumínio, papelão, caixa de leite e pedaços de ferro. Outros servidores são destacados para a limpeza de áreas verdes e terrenos particulares, recolhimento de mobílias velhas e eletrodomésticos inservíveis.

 

 

Nos últimos dias, cerca de 12 toneladas de inservíveis foram recohidas no Camargo e Avaré 1. Os serviços de roçada e limpeza em terrenos, capinação em vias públicas e praças e jardins, coleta de lixo, prosseguem durante esta semana na Brabância e no Rancho Alegre, e em áreas verdes da Av. Professor Celso Ferreira da Silva. “Estamos unindo esforços com a população e orientado que ela tem papel fundamental no combate à Dengue”, destaca Ricardo Aurani, secretário de Serviços.

 

 

Colaboração

A população pode agir eliminando os criadouros do Aedes aegypti da seguinte maneira: cobrindo ou furando pneus; usando areia grossa em pratos de vasos de flores; ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água; virando de boca para baixo garrafas vazias; tampando e limpando periodicamente suas caixas de água.

 

 

Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água e manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas é outra providência que evita a proliferação do mosquito. 

 


Limpar periodicamente calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água, também ajuda no combate. Outra ação válida é jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.

 

 

A Prefeitura alerta também para que os munícipes não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos. Manter permanentemente secos, subsolos e garagem e não cultivar plantas aquáticas são dicas importantes que ajudam a vencer essa batalha contra a doença.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também