Primeiro técnico na história da Seleção Brasileira de Futebol é de São Manuel

1882 Jornal O Avaré 26/06/2014 10:23:01

Após Charles Miller e Arthur Friedenreich, Rubens Salles foi considerado um dos grandes craques do futebol brasileiro.

 

Nascido em São Manuel no dia 14 de outubro de 1891, Rubens de Moraes Salles começou sua carreira como jogador de futebol no Club Athletico Paulistano. Depois de passar por equipes infantis, fez a sua estréia na equipe profissional em 1906.

 

Além dos diversos títulos conquistados defendendo o Paulistano, Rubens conseguiu outro feito, foi artilheiro do Campeonato Paulista de 1910, que era, assim como hoje, um dos principais campeonatos de futebol da época, visto que não existiam competições nacionais.

 

A trajetória de sucesso logo trouxe a Rubens, em 1914, a convocação para a primeira Seleção Brasileira. Na ocasião o são-manuelense recebeu a tarja de capitão do time. Naquela época, o comando técnico da equipe era designado ao capitão, sendo assim, Rubens Salles, além de ser o primeiro técnico da história, foi também o primeiro capitão da Seleção Brasileira de Futebol.

 

Sua especialidade eram os passes em profundidade, com os quais surpreendia seus adversários, esse foi um dos motivos que o levou a Seleção Brasileira que enfrentou o Exeter City da Inglaterra.No mesmo ano, Rubens conduziu a Seleção a conseguir a sua primeira vitória em uma competição oficial, vencendo a Argentina, em Buenos Aires, com um gol seu, conquistando assim o título da Copa Roca.

 

Rubens deixou a carreira de jogador em 1920 aos 29 anos, e voltou a participar do futebol 10 anos depois como técnico do São Paulo da Floresta, time que em 1935 se tornaria o São Paulo Futebol Clube, um dos maiores clubes do Brasil e do Mundo. Em sua passagem de 4 anos pelo São Paulo, Rubens conquistou o Campeonato do Paulista de 1931 e foi vice-campeão em outras 4 oportunidades.

 

Como jogador, conquistou o Campeonato Paulista nos anos de 1908, 1913, 1916, 1917, 1918 e 1919.

 

O são-manuelense faleceu aos 42 anos. Em sua curta trajetória, este homem foi um grande vitorioso para sua época, saiu de São Manuel, interior paulista, e aos 15 anos começou a escrever seu nome no cenário futebolístico. A ele devemos considerar as devidas homenagens.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também