PROF. WILLIAM SAAD DA UNESP É INDICADO AO PREMIO DA FUNDAÇÃO CONRADO WESSEL

4215 Jornal O Avaré 06/09/2013 03:09:49

 

 

Prof. William Saad é indicado ao prêmio Fundação Conrado Wessel

 

 

O Conselho Universitário da Unesp aprovou, em reunião realizada no último dia 15 de agosto, a indicação do professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) William Saad Hossne para concorrer ao “Prêmio Fundação Conrado Wessel”, na categoria “Medicina”. Entre os vencedores dessa modalidade está o médico cardiologista e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, que foi contemplado em 2005.

 

 


A comissão que escolherá os agraciados deve se reunir no final de novembro deste ano. No entanto, a entrega do prêmio ocorrerá somente em junho de 2014. A Fundação Conrado Wessel atribui um prêmio anual denominado “Prêmio FCW” ou “Prêmio Fundação Conrado Wessel”, destinado a personalidade ou entidade de reconhecimento nacional no campo da Arte, Ciência, Medicina e Cultura, mediante critérios e normas estabelecidos em regulamento específico. O prêmio reconhece perfis renomados em Medicina, com qualidades de talento inovador, liderança, abrangência social, trabalho incansável, integridade e ética. É atribuído ao profissional que congrega a excelência da formação científica, do pesquisador emérito e especialmente do exercício clínico ou cirúrgico permanente. 
 


Revista Fapesp

 
A edição de agosto da Revista Pesquisa Fapesp tem, entre seus destaques, a entrevista com o professor William Saad. Realizada por Fabrício Marques, a entrevista ressalta que William Saad Hossne, 86 anos, é conhecido por seu trabalho
 e militância na bioética, campo transdisciplinar que reúne a biologia, as ciências da saúde, a filosofia e o direito, e estuda a dimensão ética dos modos de tratar a vida humana e animal no contexto da pesquisa científica e suas aplicações.

 

 

 

Autor de uma obra de referência sobre o assunto, Experimentação em seres humanos, Saad Hossne fundou a Sociedade Brasileira de Bioética e ajudou a criar a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), coordenada por ele entre 1996 e 2007. A Conep organizou um sistema de monitoramento da ética na pesquisa a que estão ligados mais de 600 comitês de hospitais e universidades em todo o país. Atualmente ele coordena o curso de pós-graduação em bioética no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.Antes de se dedicar à bioética, o professor, que nasceu em São Paulo em 1927, seguiu uma extensa carreira de médico, pesquisador e gestor em ciência e tecnologia.

 

 

 

Cirurgião gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina da USP, foi um dos fundadores, em 1962, da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, da qual é professor emérito. A instituição, criada como instituto isolado, incorporou-se à Unesp, nos anos 1970. Também foi reitor da Universidade Federal de São Carlos, de 1979 a 1983. Participou da criação da Fapesp, tornando-se o segundo diretor científico da Fundação, entre 1964 e 1967, e voltou a desempenhar a função entre 1975 e 1979. Na entrevista a seguir, ele relembra alguns dos principais momentos de sua trajetória e os primeiros anos da Fapesp.

 

Leia a entrevista completa em:

 

http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/08/13/william-saad-hossne-o-guardiao-da-bioetica/

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também