Programa de arborização garante diversidade de espécies em praça de Avaré

2738 Jornal O Avaré 06/11/2014 10:39:04

O Programa Árvore na Praça, implantado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com o setor de Praças e Jardins, vem contribuindo para ampliar a variedade de espécies de plantas em áreas verdes de Avaré.

 

Iniciada em março deste ano, a iniciativa tem por objetivo garantir a arborização adequada em praças e jardins. O plantio de novas mudas contribui ainda para recuperar eventuais índices de poluição oriundo da passagem de carros, por exemplo, e para diminuir a temperatura elevada em praças do município, além de conferir melhor aspecto paisagístico às áreas de convívio da comunidade. Até o momento, o programa já totalizou 176 mudas espécies plantadas em 7 bairros avareenses.

 

Programação

A Praça Prefeito Romeu Bretas (Concha Acústica), no centro, recebeu no mês de março 10 mudas, sendo 2 de Ipê Amarelo, 3 de Ipê Branco, 2 de quaresmeira, 2 de jacarandá e 1 de canelinha.

 

Em abril o programa chegou à Praça Maximina Bertolaccini Brizola, no bairro Brabância, onde foram plantadas 29 mudas, sendo 5 de Ipê Roxo, 8 de Ipê Rosa, 2 de Famboyant, 3 de Sibipiruna, 5 de Pata de Vaca e 6 de Aroeira Pimenteira.

 

Na Praça Família Vituri, no bairro Três Marias, foram plantadas 15 mudas: 2 de Ipê Roxo, 2 de Ipê Rosa, 1 de Quaresmeira, 4 de Ipê Branco, 2 de Pata de Vaca, 2 de Jacarandá Mimoso. Em junho, a Praça Bom Jardim, no Jardim Paineiras, foi contemplada com 60 mudas, sendo 4 de Ipê Branco, 4 de Ipê Amarelo, 8 de Ipê Rosa, 6 de Canela Amarela, 6 de Sibipiruna, 8 de Pata de Vaca, 8 de Aroeira Pimenteira, 4 de Jacarandá Mimoso, 8 de Sete Casca e 6 de Magnólia Amarela.

 

No mês de julho, foram plantadas 11 mudas de Ipê Roxo (2), Ipê Rosa (3), Sibipirina (3), Pata de Vaca (3), na Praça Tenente Patriarca, no bairro do Camargo.

 

Já no Alto da Boa Vista, na Praça José Lopes de Andrade, foram plantadas 18 mudas: Ipê Roxo (3), Ipê rosa (3), Aroeira Salsa (3), Jequitibá Branco (3), Pata de Vaca (3), Aroeira Pimenteira (3).

 

Em setembro, duas praças recebem o programa: Mário Peres Ramos, no Centro e Praça das Orquídeas, no Parque Residencial Colina Verde, num total de 33 mudas plantadas, sendo Ipê Roxo (8), Ipê Rosa (9), Ipê Branco (8), Ipê Amarelo (8).

 

Em 2015, a ação ecológica do programa será executada em diversos bairros de Avaré.

           

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também