Programa está oferecendo exames gratuitos de mamografia

2753 Jornal O Avaré 05/05/2015 12:29:40

Na próxima sexta-feira, 8 de maio, a partir das 10 horas, no Largo São João, haverá eventos comemorativos do “Dia da Vitória”, data que marca o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945. A exemplo dos anos anteriores, a Prefeitura se une ao Tiro de Guerra 02-003 e à Brigada Avareense de Viaturas Militares Antigas para promover essa iniciativa cultural, que inclui mostra de peças do acervo do Museu Histórico Anita Ferreira De Maria.
Estão sendo lembrados, em 2015, os 70 anos da vitória dos aliados na Europa com a cooperação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou contra o exército nazista em campos da Itália. 

No Largo São João, ao redor do Monumento ao Pracinha, onde está sepultado o soldado Sérgio Bernardino, será prestada homenagem aos ex-combatentes pelos atiradores do TG e o público poderá ver veículos militares e exposição de fotografias e peças usadas em combate pelos expedicionários. 
“Convidamos a todos, especialmente os estudantes, para prestigiar a homenagem singela a esses heróis que jamais podem ser esquecidos”, realça Bethânia Ward Rodrigues, diretora do Museu Histórico.

FEBIANOS - De Avaré, 33 jovens alistaram-se na FEB. O único a perecer em combate foi Sérgio Bernardino, morto na Batalha de Montese, em 14 de abril de 1945. E no último dia 12 de abril, aos 93 anos de idade, morreu Pedro Mariano da Silva, o único ex-combatente de Avaré que ainda vivia.

Integraram a histórica tropa avareense e merecem ser reconhecidos como heróis da pátria o tenente Benedito Rodrigues, os sargentos Aubin Pinto de Toledo, Augusto Tobias e Olavo Merchet Mendes, os cabos Domingos Barreira Sobrinho, Francisco Verpa, Lázaro Alves e Pedro Luiz Dias da Fonseca, além dos soldados Antônio Antunes de Arruda, Arnold Bento Mariano, Avelino Pinto Carneiro, Benedito José Pereira, Edmundo Trench, Hugo Mazzoni, Isoldino Francisco, João Batista, João Dias da Silva, João Venâncio, Joaquim Aprígio Ferreira, Joaquim Moura Pinto, José Barbosa Pereira, José Fernandes Marques, José Silva, José Valim Filho, Luiz de Moura, Luiz Quartucci, Nicola Cortez Neto, Pedro Mariano da Silva, Pedro Nespeca, Rufino Gomes, Sérgio Bernardino, Vicente Honorato de Morais e Ulisses Padilha.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também