Projeto Cultural "4 Cantos"

4193 Jornal O Avaré 20/04/2015 08:55:26

4 Cantos é um projeto cultural realizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo) e pelos músicos Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira, com patrocínio das Indústrias Romi e dos Supermercados Pague Menos, com apoio da Usicomp, da Prefeitura de Avaré e da Prefeitura de Botucatu e produção cultural da 3marias.

Quatro violas. Quatro vozes. Quatro estradas. E um caminho

Formado em 2011 pelos violeiros Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo

Zanc e Wilson Teixeira, grupo 4 Cantos se apresenta nas Oficinas

Culturais (antigo CAC) em Avaré, no dia 24, e no Cine Teatro Nelli em

Botucatu, no dia 25, ambos com entrada gratuita

É difícil etiquetá-los, cravar um estilo e resumi-los. Em comum, a viola caipira. Mas o som não é exatamente caipira, embora existam influências. Nem exatamente folclórico, embora existam influências. Nem exatamente guarani, fronteiriço, embora existam influências. Nem exatamente regional, essa denominação que, apesar da tentativa de ser específica, acaba se revelando uma definição vaga demais. Talvez, como o sertão de João Guimarães Rosa, mineiro na gênese e infinito na chegada, as melodias aspirem ao universal.

Os músicos – compositores, violeiros e cantores – Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira, integrantes do 4 Cantos, mais do que oferecer ao público uma oportunidade para rotulá-los, algo que a indústria fonográfica e a crítica ainda não conseguiram, buscam, como “quatro rios que se encontram, misturando suas águas”, junto da plateia, somar “suas alegrias” e compartilhar “suas mágoas”. Afinal, a música do interior – do País e da alma – sempre celebrou momentos de amizade e exteriorizou a angústia do entardecer no campo, hora de solidão e nostalgia.

4 Cantos estará em Botucatu, nos dias 22 e 25 de abril (quarta-feira e sábado), e em Avaré, nos dias 23 e 24 de abril (quinta e sexta-feira). Antes dos shows, eles participarão das prosas-show. Serão duas prosas em cada cidade, mas uma delas, em Avaré, às 15h do dia 23, é exclusiva para os cordas e gorjear das vozes”, brinca.

Para Cláudio Lacerda, o 4 Cantos não se limita a exibições. “Trata-se de um projeto cultural. E aproximar o público da arte e do universo artístico é um dos objetivos”, diz Lacerda. “Nessas prosas-show, há desde gente interessada em conhecer instrumentos, principalmente a viola, até gente que deseja debater os processos de criação”, comenta Wilson Teixeira.

“A palavra-chave é encontro. Também nós nos encontramos, vindos de estradas diferentes, e construímos um caminho. Dividir essa diversidade de origens e essa unidade de propósito com o público, em encontros diretos, feitos de proximidade, é uma maneira de trazê-lo para a nossa jornada”, completa Luiz Salgado.

CLÁUDIO LACERDA

Estreou em 2003, com o CD “Alma Lavada”. Dois anos depois, venceu o I Prêmio Nacional de Excelência da Viola Caipira, como melhor intérprete, feito repetido nas outras duas edições do Prêmio, realizadas em 2010 e em 2013. Já dividiu palco e faixas de seus discos com nomes como Dominguinhos e Renato Teixeira. Em 2007, gravou seu segundo CD, “Alma Caipira”, e, em 2010, o autoral “Cantador”.

LUIZ SALGADO

Mineiro de Patos de Minas, suas composições são ligadas ao folclore, exaltando a biodiversidade e a cultura do povo do cerrado. Participou de vários festivais e venceu alguns deles, como o Canções para

Arteiros, do Itaú Cultural, em 2009. Gravou os discos “Trem Bão” (2003), “Sina de Cantadô” (2007) e “Navegantes” (2010), além do DVD “Noite e Viola” (2012).

RODRIGO ZANC

Pesquisa a viola brasileira e suas influências há mais de 20 anos, lutando incansavelmente pela manutenção e propagação da cultura ligada ao instrumento. Participou de vários festivais, dentre eles o Viola de Todos os Cantos, da EPTV - Rede Globo, e chegou às finais de 2005 e de 2007. Em

2006, lançou “Pendenga”, seu primeiro CD. Em 2010, Rodrigo Zanc foi à Europa divulgar seu trabalho. Em 2013, produziu seu segundo disco,

“Fruto da Lida”. Foi selecionado para o 26º Prêmio da Música Brasileira.

WILSON TEIXEIRA

Natural de Avaré (SP), estudou violão e piano erudito. Participou de diversos festivais relacionados com a viola ou a música regional, como os de Tatuí (SP), Ilha Solteira (SP), Avaré (SP) e Ponta Grossa (PR). Em 2001, integrou a gravação do CD “Ciranda de Cantigas”, organizado por Salatiel Silva. Em 2004, passou a fazer parte da equipe de músicos dos Trovadores Urbanos. E, em 2007, gravou o CD “Almanaque Rural”.

FICHA TÉCNICA

Projeto: 4 Cantos

Patrocínio: Indústrias Romi e Supermercados Pague Menos

Apoio: Usicomp, Prefeitura de Avaré e Prefeitura de Botucatu

Produção cultural: 3marias

Realização: 4 Cantos (Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e

Wilson Teixeira), Programa de Ação Cultural (ProAC) e Secretaria da

Cultura (Governo do Estado de São Paulo)

AGENDA (ENTRADA GRATUITA EM TODOS OS EVENTOS)

BOTUCATU AVARÉ

Prosas-show | 22/04/15

16h: Espaço Cultural Antônio

Gabriel Marão | Avenida Dom

Lúcio, 755 | Centro

19h: Afrape - Associação Fraternal

Pelicano | Rua Donato di Credo,

796 | Vila Ferroviária

Show | 25/04/15 20h: Cine Teatro Nelli | Praça XV de Novembro, 44 | Centro

Prosa-show | 23/04/15

15h: Escola Estadual “Matilde

Vieira” (fechado para os alunos)

20h: Oficinas Culturais José Reis Filho | Rua Rio de Janeiro, 1763 |

Centro

Show | 24/04/15

20h: Oficinas Culturais José Reis Filho | Rua Rio de Janeiro, 1763 |

Centro

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também