Projeto Geladeiroteca oferece livros ao público

4492 Jornal O Avaré 25/08/2017 01:01:40

Com o slogan “Livro vai, livro vem, boa leitura aqui sempre tem”, o projeto Geladeiroteca será lançado durante a Semana do Folclore na Biblioteca Municipal Professor Francisco Rodrigues dos Santos.
 
 
Trata-se de uma “geladeira” recheada de livros, que ficará à disposição da comunidade, de forma gratuita, oportunizando a todos o acesso à leitura.
 
 
“Nossa proposta é uma ação cultural para beneficiar o maior número de pessoas e foi aí que formatamos a ideia de desenvolver o projeto da Geladeiroteca. Nessas geladeiras os leitores vão ter acesso gratuito aos mais diversificados títulos, desde livros infantis até grandes obras literárias, todos doados”, destaca o secretário da Cultura, Diego Beraldo.
 
 
A bibliotecária Suzely Dainezi, responsável pela implantação do projeto, ressalta que a iniciativa já existe em outros municípios e deve ganhar adeptos em Avaré. “Queremos instigar a leitura nos adultos para servirem de exemplo às crianças”, comenta, ao ponderar que o gosto pela leitura começa pelos pais e familiares.
 
 
 
Como funcionará o projeto?
 
 
Uma geladeira sem uso, mas em bom estado de conservação, foi doada pela Avagel à Secretaria da Cultura, que a adaptou para motivar o interesse do público para a leitura. O desenhista Flávio de Oliveira, convidado, voluntariamente fez as ilustrações externas. O projeto conta também com apoio da Snitram e da Girassol Material de Construção.
 
 
A primeira  geladeiroteca  será em seguida instalada no corredor de entrada do Centro de Saúde I, na Rua Acre, “Pretendemos disponibilizar mais unidades também em locais públicos e estabelecimentos com grande circulação de pessoas”, anuncia Suzely.
 
 
Inicialmente cerca de 100 livros estarão à disposição do projeto. Os mesmos podem ser retirados gratuitamente para leitura e devolvidos ou não. Quem desejar também pode doar exemplares colocando na geladeiroteca, a fim de que mais pessoas possam se interessar por diferentes tipos de leitura.
 
 
 
Fonte: Jornal do Ogunhê.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também