Quarto de Milha volta a animar Avaré

1487 Jornal O Avaré 09/10/2013 14:12:49

Até o próximo domingo, a cidade de Avaré recebe a 34ª edição do campeonato Potro do Futuro - Trabalho e Conformação. O evento é voltado exclusivamente para cavalos da raça Quarto de Milha. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), mais de 1,7 mil animais que completam obrigatoriamente quatro anos de idade em 2013 participam das competições.
 
 
O evento é realizado no Recinto de Exposições Fernando Cruz Pimentel. Segundo a organização, o campeonato é um dos mais importantes eventos do calendário anual de competições da raça Quarto de Milha. Os animais inscritos poderão participar de competições em 19 modalidades. Além de disputadas, o evento serve como vitrine da raça para animais jovens no país.
 
 
Um dos animais participantes é o potro Mister Jackes. De acordo com o treinador Roberto Jou, o animal vai completar quatro anos em novembro. O animal foi trazido de Porto Alegre e é a primeira vez que participa de uma competição. “Ele foi usado como reprodutor até os dois anos e agora entra para as competições. Como é novo, ele acha que manda no pedaço, mas quando chega a hora da montaria fica muito comportado”, comenta o treinador.
 
 
As provas do evento envolvem trabalho e conformação dos iniciantes da raça. Os cavalos participam somente uma vez do evento, já que o regulamento determina a idade dos animais cadastrados, por isso, os criadores fazem questão de participar para conquistar títulos.
 
 
A competição da ABQM é considerada uma das três melhores do ano. Além de muitos criadores, atrai também empresários que querem fechar negócios. Os animais que saem campeão, agregam mais valor no mercado. “O Potro do Futuro é um evento da raça que reúne todos os quartistas de milha”, comenta o empresário Júlio de Oliveira.
 
 
Segundo o presidente da ABQM, Marcelo Xavier,  no Potro do Futuro o cavalo faz uma única participação na vida dele. "O campeonato nacional, o Congresso do Quarto de Milha, a gente faz todo o ano e como são cavalos de todas as idades, todo o ano tem chance de participar e ganhar, mas neste evento aqui somente os cavalos com quatro anos de idade”, ressalta.
 
 
A competidora Daniela Augusto Gomes participou das provas de rédeas. Ela conta que é apaixonada por cavalos, principalmente da raça conhecida pela versatilidade, docilidade e inteligência. A jovem comenta que o desafio das competições é grande devido ao tempo de preparação dos animais. “Um cavalo mais experiente já sabe quando virar mesmo quando ocorreu um erro de apresentação. Já o potro ainda está em preparação, você está ensinando tudo para ele. Normalmente é a primeira vez de uma apresentação, por isso, é bem mais complicado, bem mais difícil”, explica.
 
 
A raça é a mais difundida no Brasil. Aproximadamente 400 mil animais já são registrados no país e o número cresce cada vez mais, uma média de 20% ao ano.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também