Quatro de cada cinco litros de água secaram nos reservatórios no Sudeste

1672 Jornal O Avaré 01/11/2014 09:30:02

Usinas paulista operam a fio d’água, com a geração feita de acordo com a vazão do rio

 

 

 

Os níveis dos reservatórios de usinas hidrelétricas da região Sudeste estão no menor patamar desde 2000, quando iniciou-se a série histórica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Com o baixo volume, usinas estão gerando menos e colocando o abastecimento de energia em risco.

Os reservatórios são considerados a bateria do sistema elétrico. Quanto menos água armazenada, menor a geração hidrelétrica.

 

O volume útil médio dos reservatórios está em 18,85%. Ao final de setembro de 2001, o volume de água armazenada estava em 20,61% do total, o menor até então.

 

O problema também ocorre no Nordeste, embora seja menos grave que em 2001. O nível médio dos reservatórios dessa região está em 15,88%, ante 7,84%, medidos em novembro de 2001.

 

Três usinas estão em situação mais grave: Três Irmãos (rio Tietê) e Ilha Solteira (rio Paraná), em São Paulo, e Três Marias (rio São Francisco), em Minas Gerais.

 

Na usina mineira, o reservatório está em 2,94%. Já nas paulistas não há mais nenhum volume útil nos reservatórios. As usinas estão operando a fio d’água - quando a geração é feita de acordo com a vazão do rio. Isso levou essas usinas a gerar apenas um terço do volume normal de energia nas últimas semanas e a acumular prejuízos por produzir menos do que venderam por meio de contratos.

 

Ildo Sauer, diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, afirma que este é o momento mais crítico do sistema no ano e que o governo deveria lançar um programa de economia do consumo.

 

“Já que o governo já foi salvo pelo gongo das eleições, ele deveria ser razoável e lançar um programa de economia de energia. A situação atual é muito semelhante à vista em 2001”, diz.

 

Naquele ano, sob o comando do então presidente Fernando Henrique Cardoso, o governo federal lançou um plano de racionamento, com multa para quem excedesse o limite de consumo.

 

Reservatórios em 15,8%

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que o volume de chuvas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do País, em novembro, seja de 74% da média histórica. Com isso, o órgão trabalha com expectativa de armazenamento de apenas 15,8% dos reservatórios hidrelétricos das duas regiões ao fim do próximo mês, o primeiro do período úmido. Para o Nordeste, a expectativa do ONS é de que os reservatórios de hidrelétricas da região exibam nível de 11,4% no final do próximo mês e que as chuvas fiquem a 36% da média histórica para o período.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também