Quatro novos veículos vão atender programas sociais

1634 Jornal O Avaré 29/09/2015 08:18:19

Frota favorece o trabalho junto à população em condição de vulnerabilidade social 

 

Através de pregão eletrônico, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré comprou quatro veículos para uso em programas mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads). Da marca Chevrolet, os automóveis custaram, cada um, R$ 34.990,00 e foram quitados, três deles com recursos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD), do Ministério do Desenvolvimento Social (Governo Federal) e outro com verba parlamentar liberada pelo governo do Estado. 

Com a aquisição da nova frota, a Semads pretende qualificar o trabalho de busca ativa e visita domiciliar para a população mais vulnerável do município, já que muitas famílias residem em áreas remotas e de difícil acesso. Os veículos serão disponibilizados para dar atendimento aos serviços do Programa Bolsa Família (PBF) e para melhorar o trabalho técnico com as famílias assistidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Brabância, no CRAS Vera Cruz e no CRAS Bonsucesso.

PROGRAMAS FAVORECIDOS
Atualmente o Cadastro Único do Programa Bolsa Família registra 7.743 famílias. Destas, 2.150 famílias recebem o PBF. Segundo os técnicos do setor, o uso do novo veículo “vai garantir agilidade nas visitas domiciliares e efetivação do acompanhamento dos descumprimento das condicionalidades”.

Por sua vez, os veículos destinados às unidades do CRAS vão ajudar a Semads a cumprir metas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) desenvolvido com grupos familiares em situação de risco. “O programa visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. É serviço baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias”, explicam os técnicos da Semads.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também