Reeducandos pintam escolas estaduais em Avaré e região.

11456 Jornal O Avaré 31/01/2017 00:04:28

Quarenta e oito escolas estaduais receberão seus alunos com uma “cara nova” no início do ano letivo de 2017. A tarefa está sendo realizada por 1.225 reeducandos que cumprem hoje o regime semiaberto e foram selecionados para receber qualificação profissional por meio do Programa Via Rápido Expresso, que oferece aulas práticas em equipamentos públicos.
 
 
A ação é uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria de Estado da Educação (SEE).
 
 
Na primeira etapa serão contemplados 36 municípios paulistas, entre eles Avaré. Na região, oito escolas estão participando do programa.
 
 
Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. Os municípios foram escolhidos de acordo com a demanda de reeducandos na região. Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a Secretaria da Educação organiza aulas práticas de manutenção e limpeza nos prédios. A previsão é que elas terminem antes do retorno dos alunos. No ano passado, foram pintadas 42 escolas estaduais em todo o Estado. O sucesso da iniciativa garantiu a sua ampliação em 2017. Para o semestre desse ano, há previsão de novas pinturas em mais 48 unidades escolares.
 
 
 
Sobre o Via Rápida Expresso      
 
 
O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiliberdade  e trabalhadores desempregados. Em 2016, a iniciativa ofereceu 10.000 vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10.000 vagas para o Via Rápida Econômico. A Pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 230 mil pessoas em todo Estado.
 
 
Em Avaré, a escola Cota Leonel foi contemplada. Na região, Iaras também participa da iniciativa, com a unidade escolar Doutor Avelino Aparecido Ribeiro.
 
 
 
 
Fonte: Jornal do Ogunhê.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também