Represa de Avaré ?é um dos melhores lugares para navegar no Brasil?

5512 Jornal O Avaré 01/02/2017 00:04:28

O potencial turístico de Avaré está em destaque na edição de janeiro/2017 da revista “Náutica”, editada pela G1 Editora. Na página 56 a publicação aponta o “casamento perfeito” entre paisagens rurais e águas mansas que fazem da Represa de Avaré “um destino bastante procurado, principalmente nos fins de semana”.
 
 
Por essa razão a Náutica incluiu Avaré “entre os 50 lugares mais bonitos para navegar no Brasil”. Vale a pena ler o texto integral da revista especializada em náutica.
 
 
“PARA MUITOS, MELHOR QUE O MAR”
 
 
“Muito mais conhecida pelo nome da principal cidade entre as 10 por ela banhadas, a Represa de Jurumirim – ou melhor, de Avaré! – é um ótimo exemplo de que não é preciso ter um oceano inteiro pela frente para se divertir com um barco. Aliás, muitos paulistanos preferem rumar no sentido oposto ao litoral e percorrer uma distância quatro vezes maior para curtir um passeio de lancha ou veleiro por entre fazendas, colinas e cavalos.
 
 
Mas é justamente esse casamento entre paisagens rurais (embora pontuadas por belas casas em suas margens) e águas mansas que torna a Represa de Avaré tão procurada nos fins de semana.
 
 
Uma das atrações vale, literalmente, ser descoberta: uma cachoeira escondida no final do último braço de água no sentido da barragem de Itaí. E o mais incrível é que dá para entrar com o barco debaixo dele para tomar um inusitado (e delicioso) banho de cachoeira a bordo.
 
 
As lanchas, a propósito, não são necessariamente pequenas, como seria de se esperar em uma represa, que recebe também muitos jets e praticantes de esqui e Wake.
 
 
Outra atividade imperdível, independentemente da embarcação, é assistir o pôr-do-sol no meio da represa (em algumas partes dela o sol põe-se dentro da água).
 
 
Quando aquela gigantesca bola dourada começa a afundar na linha do horizonte, tingindo de dourado as águas verdes de Jurumirim, quem navega por ali compreende bem por que quem tem um show náutico desse não sente a menor falta de um mar por perto – até porque são 100 km de extensão de uma ponta a outra.
 
 
É por essas e outras que quem conhece não troca as águas limpas da Represa de Avaré por nenhuma outra. E quem descobre fica de boca aberta.
 
 
 
 
Fonte: Jornal A Estância.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também