Rotary Club de Avaré e FSP na luta contra Hepatite C

2886 Jornal O Avaré 13/08/2016 00:13:55

Rotary Club de Avaré, com a colaboração de entidades e voluntários, dentre eles, alunos do Curso de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia realizaram no final do mês passado, campanha gratuita para detecção precoce da hepatite C.

 

 

Foram realizados 200 quick tests – exame rápido para diagnóstico imediato da presença do vírus. O exame é simples e consiste em uma rápida picada no dedo para coleta de uma gota de sangue, o diagnóstico é obtido em no máximo 15 minutos. Os testes com resultado negativo foram dispensados e não houve nenhum com resultado reagente.

 

 

Alunos do Curso de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia foram supervisionados pela Professora Mestre Claudia Witzel da FSP- Faculdade Sudoeste Paulista e auxiliaram no cadastro de todos os voluntários e na realização dos testes.

 

 

 

 

 

É importante ressaltar que a hepatite é uma doença silenciosa e pode ocorrer de diversas formas, sendo as mais comuns às ocasionadas pelos vírus A, B e C. O principal problema das hepatites é que normalmente são assintomáticas. Os pacientes infectados não costumam manifestar sintomas no início do contágio e quando procura tratamento geralmente a doença já está na fase crônica. No caso da hepatite C atinge mais de 200 milhões de pessoas no mundo e as vias de transmissão mais comuns são seringas e agulhas compartilhadas por usuários de drogas.

 

 

 

Fonte: Jornal do Ogunhê.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também