SABESP - CETESB - SECRETARÍA DE OBRAS DE AVARÉ EM DESCASO.

7267 Jornal O Avaré 24/06/2013 02:00:00

 

 

 

VAZAMENTO QUE OCORRE A MAIS DE SETE MESES, CORRENDO PARA O CÓRREGO DOS ROCHAS INDO PARA A REPRESA.

ESGOTO QUE ESTOUROU JÁ A DIAS, CORRENDO DIRETO PARA O CÓRREGO DO CAMARGO, VIZINHOS ESTÃO DESACORÇOADO DO NÃO ATENDIMENTO DA SABESP AS INÚMERAS RECLAMAÇÕES.

 

O DESCASO COM QUE

A  SABESP/SECRETARIA DE OBRAS/  CETESB, VEM AGINDO EM  AVARÉ.

 

DEFESA DO MEIO AMBIENTE É DEFESA DA VIDA.

 

UM VERDADEIRO AFRONTO.  É  preocupante o caso de esgotos em Avaré jorrando ao ar livre, causando prejuízo ao meio ambiente e a vida humana. A legislação do meio ambiente que no papel parece ser bastante  rígida  em Avaré, ela é levada na flauta.

 

Existem hoje em Avaré mais de dez esgotos sendo jogados em  Rios e córregos. O Jornal O Avaré que está noticiando diariamente  crimes ambientais cometidos pela SABESP,  estará protocolando uma denúncia no Ministério Público esta semana.

 

O Córrego do Camargo, onde  é feito a captação de águas para a cidade de Avaré, está recebendo esgoto Bruto, várias reclamações já foram encaminhadas a Sabesp. Sem nenhuma atenção.  Fazem três dias que estourou um encanamento na Rua Milão, Bairro jardim Europa II,  Rua que tem seu início no Posto Castelinho, está escorrendo todo para dentro do Córrego Camargo.

 

Na Av. Luiz Carlos Mantgnholi, na Vila Operária, existe um vazamento de esgoto desde a administração de Barchetti, escorrendo para o córrego denominado córrego dos Rocha, que vai desaguar na represa  Jurumirim, a única não poluída do Estado de São Paulo.

 

 

Este vazamento criou uma cratera de mais de 4 metros de comprimento por 3 metros de profundidade. Neste local a secretaría de obras de Avaré não conseguem nem mesmo sinalizar para evitar acidentes.  A qualquer momento poderá acontecer ali uma tragédia.

 

Nos fundos da fábrica do Vice Prefeito de Avaré, no Bairro do Camargo, existe uma grande quantidade de lixo de  lãs de fibras de vidros, amontoadas sobre o solo, causando danos ao próprio solo e, ao lençol freático.

A Sabesp alega que o problemas de estar estourando esgotos em dias de chuvas é, que imóveis estão jogando suas águas pluviais no próprio esgoto e, diante disto quando começa a chover aumenta o volume dentro das tubulações de esgoto, sendo que  Avaré tem problemas de falta  de galerias pluviais.

 

 

O que seria preciso é fiscalizar os imóveis e,  exigir a se adequarem as normas.  Tem cidades que tiveram este mesmo tipo de problema e a Prefeitura lançou um certo tipo de incentivo, que imóveis que se adequassem, comprovado por vistorias honestas, gozariam  de um certo desconto em seus impostos.

 

 

No córrego Vila Nova, iniciando se nas proximidades da Rua Acre, existe mais de 15 imóveis lançando seus esgotos diretamente ao córrego. Existe ali uma tubulação denominada emissário, que está totalmente condenada, vazando detritos para o córrego que, vai desaguar no córrego Lajeado.

 

A SABESP, tem por obrigação de fazer uma operação limpeza nos córregos que cortam a cidade, retirando entulhos, como está sendo feito na vizinha cidade de Botucatu.

 

 

CETESB ORGÃO QUE COMPETE FISCALIZAR OS CRIMES AMBIENTAIS PRATICADOS PELA SABESP EM AVARÉ. A REPORTAGEM DE O AVARÉ - AGUARDA UM ATENDIMENTO NO DECORRER DESTA SEMANA COM O SEU ADMINISTRADOR EM AVARÉ. DR. MÁRCIO.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também