SAMU DE AVARÉ UM CASO DE POLÍCIA

982 Jornal O Avaré 20/11/2013 05:51:37

Atendimento do SAMU e plantão de retaguarda no PS Municipal vão parar no Ministério Público

 

 

Momentos antes de entrar no Plenário para participar da sessão de câmara realizada na segunda-feira (18), o vereador Roberto Araujo atendeu a munícipe Rose Pimentel que levou até o conhecimento do parlamentar um caso de polícia envolvendo o atendimento de emergência do SAMU.

 

“Atrasei minha entrada à sessão porque estava atendendo uma cidadã bastante aflita e nervosa. O pai dela foi mais uma vítima do SAMU, caso esse que foi inclusive registrado em boletim de ocorrência tendo como vítima o senhor José Costa Pimentel, de 78 anos, ferroviário aposentado.

 

Conta a filha do aposentado que seu pai possui uma deficiência física em uma das pernas e que necessita constantemente utilizar muleta para se locomover, e que na data em questão sofreu uma queda na cozinha de sua casa o que motivou a chamada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. “Ao todo foram três chamadas feitas ao SAMU sempre respondidas que a equipe plantonista estava empenhada em outras diligências, tendo sido orientada a colocar gelo na região atingida do paciente e para não movê-lo até a chegada do socorro médico”, diz o histórico do BO lido pelo vereador Roberto Araujo.

 

Diante da demora, Rose Pimentel entrou em contato telefônico com o setor de ambulância do Centro de Saúde I e finalmente conseguiu que uma ambulância, sem acompanhamento médico, fosse até a casa de seu pai para levá-lo até o Pronto Socorro Municipal. “Eu disse em Plenário na semana passada que aqui em Avaré a gente tem que escolher o dia para ficar doente. A gente tem que ligar lá no SAMU e perguntar se tem equipe médica à disposição. Se tiver aí a gente pode ficar doente”, desabafou o Líder dos Democratas Roberto Araujo.

 

Absurdo

Outro fato que causou indignação à munícipe Rose Pimentel e também ao vereador Roberto Araujo, é que a cidadã se deslocou até a sede do SAMU de Avaré e constatou que havia uma equipe médica lá à disposição, enquanto que pelo telefone a alegação era de que não havia pessoal qualificado para o atendimento.

 

“Isso é um absurdo e não pode continuar sem que providências sejam tomadas, por isso faço um requerimento ao Ministério Público e a Secretaria Municipal da Saúde para que tomem as medidas cabíveis. Tenho certeza que o secretário Miguel Chibani não tem conhecimento disso e com certeza vai tomar as providências necessárias contra esse absurdo, ressaltou Roberto Araujo.

 

Plantão de Retaguarda

E como se não bastassem os absurdos do SAMU, o vereador Roberto Araujo também encaminhou denuncia ao Ministério Público com relação ao plantão de retaguarda do Pronto Socorro Municipal. “Como é que fica aquela felpuda verba que alguns médicos recebem para cobrir os plantões de retaguarda, se não havia ninguém para prestar atendimento médico de ortopedia no Pronto Socorro Municipal?”, questionou indignado Roberto Araujo.

Da Assessoria de Gabinete do Vereador Roberto Araujo.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também