Saúde alerta para a prevenção da dengue

1727 Jornal O Avaré 21/02/2015 07:05:46

Para alertar sobre medidas preventivas e impedir que a dengue se prolifere em sua casa, a Secretaria Municipal da Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária, informa que a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypt.

 

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 

A dengue é transmitida pela picada do mosquito infectado com o vírus. Ele costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde.

 

Sintomas

Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa com dengue pode também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.

 

A pessoa que contrair a doença deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, evitar o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico, como aspirina, AAS, melhoral, entre outros. Deve-se também ingerir líquidos em abundância.

 

 

Informe-se

Qualquer dúvida, reclamação ou denúncia sobre possíveis focos de dengue, entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Avaré nos telefones 3733-3936 e 3733-3926.

 

 

Para prevenir a dengue tome alguns cuidados importantes:

Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

Não jogue lixo em terrenos baldios.

Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

Não deixe a água da chuva acumulada sobre lajes.

Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também