Secretaria da Cultura esclarece os motivos de Avaré ter deixado de receber o Circuito Cultural

5605 Jornal O Avaré 27/04/2017 07:24:32

Em resposta a questionamentos formais enviados a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, órgão responsável pela gestão do programa, sobre a propagada “retirada de Avaré do Circuito Cultural Paulista”,  foi enviada a seguinte argumentação:
 
 
“O Programa Circuito Cultural Paulista cumpriu com a sua missão nesses últimos dez anos de democratizar o acesso à cultura ao Município de Avaré, bem como formar público para apreciar atividades
artísticas.
 
 
Ademais, em vista da diminuição da arrecadação de receitas, em virtude da atual crise econômica e a necessidade de atendimento a outros municípios recentemente conveniados junto a Secretaria de Cultura Estadual, entendeu-se por bem, oportunizar o direito de acesso à cultura à novas cidades através da realização do Circuito Cultural Paulista.
 
 
Para o próximo ano, com uma nova solicitação de ingresso ao referido programa cultural através do acesso ao sistema de Programas em rede, disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura e dentro de uma conjuntura econômica favorável, abre-se novamente uma janela de possibilidades para o retorno da cidade de Avaré ao Circuito Cultural Paulista.[...]
 
 
Atenciosamente,
 
 
Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura
 
 
Margaret Steagall
 
 
Ouvidora - Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - Número do Protocolo: 807492
 
 
 
Portanto, diferente do alardeado,  as razões que levaram a exclusão da  Estância Turística de Avaré do programa para o ano de 2017 foram, estritamente, de ordem técnica, econômica e financeira  da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Apenas a solicitação de acesso ao programa não garante sua inclusão.
 
 
O município não esta desprovido de ações voltadas a difusão da Cultura, pelo contrário, em 2017, fechou importante parceria com o Circuito SESC de Artes onde, apenas para o dia 14 de Maio, nove eventos estão programados.
 
 
Importante: Os eventos realizados em parceria com o SESC não geram custo ao Município. Já os realizados em parceria com o Circuito Cultural Paulista exigem contrapartida municipal que, em 2016, chegaram a cerca de R$ 60.000,00 ( Sessenta Mil Reais ) bancados pelo contribuinte avareense.
 
 
 
CIRCUITO SESC DE ARTES
 
Confira a Programação do Circuito SESC de Artes em Avaré
 
 
 
Dia: 14 de MAIO
 
Horario: 16h às 21h30
 
Local: Largo São João
 
Gabinete de Curiosidade e Habilidades
 
Programação inspirada pelos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.
 
 
 
ARTES VISUAS
 
Amuletos na Impressora 3D
 
Sítio do Astronauta (SP)
 
Nesta oficina, cada um constrói ou conserta seu próprio objeto, fazendo uso da criatividade e de habilidades para concretizar uma ideia. O público entra em contato com essa realidade e cria um amuleto em impressora 3D. Depois da impressão, trabalha a pintura e customização do objeto.
 
 
 
CINEMA
 
Curta(s) Chaplin
 
Exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin,criador do personagem Carlitos.
 
 
 
LITERATURA
 
Palavra + Imagem/Instituto Clio (SP)
 
Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leitura individuais e compartilhadas.
 
 
 
CIRCO
 
O Homem Banda Cia.
 
Um Pé de Dois (RS)
 
Neste espetáculo de um homem só, o artista se reveste de uma parafernália musical, feito uma armadura, e canta acompanhado de acordeon, bumbos, apitos e pratos. O movimento de seu corpo só acompanha a música, é ele que a produz, soprando apitos ou batendo os pés para acionar os instrumentos.
 
 
 
MÚSICA
 
Mustache e Os Apaches (SP)
 
Os cinco músicos iniciaram sua trajetória pelas ruas de São Paulo com banjos, bandolins, percussão e washboard. Suas composições de folk e bluegrass apontam múltiplas influências, de arranjos do Leste Europeu à música nordestina e gaúcha. A banda exibe um quê de psicodelia com toque de vaudeville.
 
 
 
DANÇA
 
Suportar
 
Cia. Domínio Público (SP)
 
Dois bailarinos se empurram e puxam, se atacam e se esquivam, conduzem e se entregam, em um jogo que destaca a dependência dos corpos. Com trilha sonora original executada ao vivo por um contrabaixista, a apresentação conta com uma coreografia que vai do gesto mais simples às quedas mais arriscadas.
 
 
 
Cine Dance! (SP)
 
O público se apropria de coreografia icônicas do cinema nesta instalação interativa. Munidos de figurino e fones de ouvido, os participantes dançam guiados por cenas como os clássicos passos de Gene Kelly na chuva, de Singin' In The Rain, ou a dança imperdível de Jennifer Grey e Patrick Swayze em Dirty Dancing.
 
 
 
TEATRO
 
De Tempo Somos
 
Grupo Galpão (MG)
 
O sarau celebra o encontro da música com o teatro, marca do grupo mineiro. Os atores cantam e executam ao vivo canções de espetáculos antigos e recentes, além de músicas inéditas. Excertos de textos de autores como Tchekhov e José Saramago pontuam a apresentação.
 
 
 
 
Fonte: Jornal Sudoeste Paulista.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também