Secretaria orienta sobre descarte de lixo residencial

3472 Jornal O Avaré 25/02/2017 06:04:54

No último dia 24 de janeiro, no bairro São Rogério, o coletor de lixo Nilton dos Santos se feriu ao ter contato com cacos de vidro, enquanto trabalhava. Teve dois cortes profundos na parte inferior e posterior da perna e levou 21 pontos. Tudo em razão da imprudência de moradores que jogam no lixo material cortante. A matéria é da assessoria de comunicação da Prefeitura.
 
 
Em média, entre incisões e perfurações, ocorrem de 3 a 4 acidentes por mês, de acordo com dados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.  “São ocorrências que poderiam ser evitadas, mas que prejudicam pessoas tanto no trabalho, por conta dos dias de afastamento, quanto a imagem da instituição”, afirmam técnicos do setor.

 
Diariamente são recolhidas em Avaré cerca de 65 mil toneladas de lixo. Diante desse volumoso descarte, é preciso conscientizar a população sobre como embalar o lixo para diminuir os riscos de acidentes, principalmente entre os coletores.
 
 
“Ao separar o material para coleta de lixo deve-se atentar aos objetos perfurocortantes, isto é, instrumentos que contêm cantos, bordas, pontos internos ou externos, rígidos e agudos, que possam causar cortes ou perfurações”, orientam os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente.
 
 
De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), os objetos perfurantes ou cortantes “devem ser acondicionados previamente em recipiente rígido, estanque, vedado e identificado pela simbologia de substância infectante”. A adoção de medidas preventivas evita danos e a orientação é acondicionar materiais descartáveis em garrafas pets lacrados com fita adesiva.
 
 
 
Fonte: Jornal do Ogunhê.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também