Semáforo para cegos com aviso sonoro: 'Aguarde o sinal verde'

14556 Jornal O Avaré 13/11/2017 00:00:18

A instalação de dispositivos sonoros em semáforos para ajudar deficientes visuais na travessia está causando polêmica em Avaré (SP). A grande reclamação é que, apesar das instruções estarem em braile, a maioria dos dispositivos emitem apenas a mensagem sonora “aguarde o sinal verde” e não avisa quando o pedestre pode atravessar.
 
 
“Não me sinto seguro, pois para nós [deficientes visuais] não adianta dizer apenas ‘aguarde o sinal verde’. Não estamos vendo mesmo. Só vê quem enxerga. Deveria informar quando podemos atravessar. Se eu atravessar desse jeito eu corro o risco de ser atropelado. Deveria ter mais informações sonoras como ‘pode atravessar’ ou então, ‘siga adiante’, além de um bipe mais alto”, relata o atleta deficiente visual André Marques.
 
 
Em nota, a prefeitura informou que está fazendo uma checagem em todos os equipamentos instalados para orientar os deficientes visuais e que, em seguida, irá contratar uma empresa para a manutenção dos aparelhos.
 
 
A equipe de reportagem da TV TEM constatou que dos dez dispositivos instalados apenas três funcionam. Além disso, os que funcionam não informam corretamente e a mensagem é muito baixa.
 
 
A estudante Tainá Gaspar também reclamam da falta de segurança do dispositivo.
 
 
“Ter esse sinalizador é bom, mas seria melhor se eles avisassem quando nós podemos, de fato, atravessar. Não me sinto segura, pois não sei quando posso atravessar, posso ficar aqui por horas esperando ele avisar. Dependemos de outras pessoas para atravessar de maneira segura, isso dificulta a independência do deficiente”, conta a estudante Tainá Gaspar.
 
 
Até mesmo quem não precisa dos avisos sonoros fica revoltado com um investimento que não está ajudando ninguém.
 
 
“É uma falta de respeito, pois os deficientes visuais não são informados de maneira correta. Como ele vai saber a hora que pode atravessar?”, indaga a estudante Adriele de Oliveira.
 
 
 
Fonte: Jornal A Estância.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também