Semana do Folclore movimenta o CAIC

18743 Jornal O Avaré 17/08/2015 10:41:25

De 17 a 21 de agosto, no Centro Avareense de Integração Cultural (CAIC), acontece a programação da II Semana do Folclore, preparada pela Biblioteca Municipal Professor Francisco Rodrigues dos Santos, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEME).
 
 
 
Neste segundo ano estão previstas palestras, projeção de filmes, audição de músicas típicas, além de mostras, jogos e brincadeiras tradicionais. Na Biblioteca haverá mostra temática com banners sobre aspectos do folclore nacional e uma variedade de brinquedos artesanais e também peças feitas com material reciclável.
 
 
 
Será exibida a série de curtas-metragens de animação brasileira “Juro que Vi”, cujas histórias apresentam personagens folclóricos como o Saci Pererê, a Iara e o Curupira. Os episódios têm a presença de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e recontam as lendas de maneira atual abordando temas como direito dos animais, proteção ambiental e preconceito.
 
 
 
Os curtas já foram exibidos em vários canais educativos de televisão como TV Rá-Tim-Bum, TV Cultura, TV Brasil e TV Escola. A série já ganhou vários prêmios nacionais e participou de festivais internacionais. Ganhou o Grande Prêmio Cinema Brasil 2010, na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação e já participou de festivais como o Festival Internacional de Cinema Infantil e o Japan Prize.
 
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
De 17 a 21 de agosto – Exposição permanente – das 8h00 às 17h00 – Sala Herculano Pires
 
Dias 17,19 e 21 de agosto – Biblioteca Municipal - 9h00 - Apresentação da série “Juro que vi”, filme infantil abordando mitos e lendas do Folclore Brasileiro (a partir de 5 anos)
 
11h00 - Reapresentação da Série Juro que Vi
 
Dia 18 e 20 de agosto - Bosque da CAIC - 9h00 – Atividades Esportivas – Resgate de brincadeiras antigas ((lenço atrás, cabo de guerra, amarelinha, queimada, entre outras, para crianças entre8 a 12 anos) – SEME Avaré
 
14h00 – Atividades Esportivas – Resgate de brincadeiras antigas 
 
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também