Servidores municipais se capacitam para melhorar atendimento aos deficientes auditivos

6309 Jornal O Avaré 13/03/2017 00:04:51

Aconteceu no último dia 24 de fevereiro o II Ciclo de Capacitação para funcionários públicos organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD), que contou com a parceria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Avaré. O evento teve por objetivo sensibilizar servidores para a convivência e atendimento a pessoas com deficiência favorecendo a inclusão. No ano passado o enfoque foi o atendimento ao deficiente visual e agora, o deficiente auditivo.
 
 
Na ocasião, Juliana Alves de Aguiar, intérprete de libras e servidora do IFSP, fez ampla exposição com diversas abordagens: O que precisamos saber sobre surdos e deficientes auditivos? Como eles se comunicam? Por que usam tanto as mãos? Todo surdo sabe libras?
 
 
Esteve presente também a servidora do IFSP e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência, Celigracia Maddalena, acompanhada de uma deficiente auditiva que expôs as dificuldades e conquistas de sua vivência como surda no seu ambiente escolar, familiar e de trabalho.
 
 
Durante o ciclo os servidores presentes também expressaram suas vivências e desafios ao ter um colega com deficiência auditiva no ambiente de trabalho e a experiência gratificante de aprendizagem. Eles também viram vídeo produzido pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) com depoimentos de pessoas com deficiência auditiva mostrando quais são as principais dificuldades enfrentadas num mundo muitas vezes não inclusivo.
 
 
O II Ciclo de Capacitação mostrou que mesmo não havendo a habilidade em Libras, mas existindo a boa vontade do receptor e do interlocutor a comunicação pode ser muito facilitada.
 
 
A SMDPD pretende dar continuidade ao projeto oferecendo um curso de libras gratuito aos servidores em parceria com o Instituto Federal. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone 37328844.
 
 
 
 
Fonte: Jornal Sudoeste Paulista.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também