SESI DE AVARÉ DISPUTA FINAL ESTADUAL DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

2213 Jornal O Avaré 28/07/2016 07:02:30

Alunos de Avaré e de outras 19 equipes do SESI-SP vão brigar pelos primeiros lugares na Final Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo, no dia 13 de agosto. Eles se juntam a outros 40 times de escolas públicas e particulares classificados para a final estadual e os melhores dessa etapa garantem vaga para a disputa nacional do torneio, marcada para outubro, no Recife-PE.
 
 
Na competição os estudantes têm a missão de simular um ambiente de desastre cheio de obstáculos, no qual o resgate das vítimas deve ser feito por robôs completamente autônomos, controlados pela plataforma Arduino. As equipes são formadas por no máximo quatro pessoas, estudantes do ensino médio. Os alunos da entidade tiveram a oportunidade de aprimorar seus robôs no Fab Lab Escola SESI-SP, localizado na Vila Leopoldina, na Capital.
 
 
O desafio é baseado nas regras da RoboCup Júnior, organização internacional criada para promover a Inteligência Artificial e a robótica. No Brasil, as olimpíadas científicas tiveram seu início em 1978 e atualmente são apoiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).
 
 
A introdução da ciência e da tecnologia na rede SESI-SP iniciou-se em 2008, no ensino fundamental II, para promover a formação do espírito científico entre os estudantes. Atualmente, os alunos do ensino médio também têm a oportunidade de participar de torneios de robótica, que os coloca em contato com conceitos de engenharia e matemática e estimula a pesquisa e o interesse pela ciência e tecnologia.
 
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa SESI-SP e SENAI-SP / FIESP

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também